Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Amapá reúne gestores de escolas quilombolas para ações de avaliação e planejamento

Os profissionais puderam analisar os dados de 2025 e planejar ações para melhorar índices educacionais.

Por Léo Nilo
15/12/2025 17h35
Este foi o quarto encontro para gestores quilombolas do ano

O Governo do Amapá reuniu nesta segunda-feira, 15, os diretores de 26 escolas quilombolas para uma avaliação das ações de 2025 e planejamento para o próximo ano letivo. O encontro aconteceu na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, em Macapá.

Este foi o quarto e último encontro para gestores quilombolas do ano, em uma iniciativa que trata sobre as necessidades específicas da modalidade. Para abordar as temáticas, foram realizadas apresentações com técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), incluindo a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Sandra Casimiro.

A secretária adjunta Sandra Casimiro apresentou os índices educacionais aos gestores

“Este encontro é fundamental para garantirmos que as escolas quilombolas tenham o suporte necessário, com ações focadas na melhoria contínua dos índices educacionais e na valorização da especificidade dessa modalidade. A equidade se constrói com avaliação e planejamento direcionados”, ressaltou a secretária Sandra.

O encontro aconteceu na Biblioteca Pública Elcy Lacerda

Foram analisados os dados de participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os resultados da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), orientações sobre o Marco de Gestão Escolar, entre outros assuntos.

Lucivaldo Lemos Picanço, de 50 anos, é diretor da Escola Quilombola Estadual Raimunda Barreto, do município de Santana, e esteve presente no encontro. O gestor comenta que o ano de 2025 representou avanços para a escola e que a expectativa é continuar em 2026.

Lucivaldo Lemos Picanço, diretor da Escola Quilombola Estadual Raimunda Barreto

“Nos últimos anos, as formações focadas nas escolas quilombolas têm aumentado em frequência e qualidade, e isso é muito positivo porque adquirimos mais conhecimento. É muito necessário encontros só pra gestores quilombolas, precisamos saber sobre nossas questões específicas, como legislações. Estamos no caminho certo”, avaliou o diretor.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação