Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Governo do Amapá realiza blitz educativa sobre regularização fundiária na Zona Oeste de Macapá

Moradores dos bairros Marabaixo 1 e 2 receberam orientações sobre a Política de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

Por Alice Palmerim
17/12/2025 10h03
Panfletagem foi realizada nesta terça-feira, 16

O Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 16, a blitz educativa para moradores dos bairros Marabaixo 1 e 2, Avenida Ranolfo de Souza Gato, na Zona Oeste de Macapá.

Sob a coordenação do Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras), a população recebeu orientações diretas sobre a política de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), cujo objetivo é promover dignidade, cidadania e acesso formal à moradia.

Ciclistas também foram abordados

A coordenadora de Loteamento Urbano e Industrial do Amapá Terras, Victória Reis Carvalho, de 29 anos, disse que o trabalho de conscientização está acontecendo no local desde outubro.

Coordenadora de Loteamento Urbano e Industrial do Amapá Terras, Victória Reis Carvalho

"Nenhum dos 1.080 lotes nos dois bairros estão regularizados. Estamos fazendo esse trabalho de conscientização para que as pessoas recebam a gente em suas casas para podermos fazer as vistorias dos lotes e trabalhar a titulação definitiva dos proprietários", ressaltou a coordenadora. 

Dicas como sobre regularização dos imóveis para garantir mais segurança jurídica às famílias foram repassadas para diversos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. 

Uma das pessoas abordadas foi a vendedora, Cleidiane Marinho Pantoja, de 37 anos, que mora em um lote de 10x20 em uma antiga área de invasão do Marabaixo 2. Ela disse que é fundamental que os moradores tenham essas informações.

Vendedora Cleidiane Marinho Pantoja, de 37 anos

"Achei uma boa essa iniciativa, porque  não sabia onde regularizar meu lote, recebi as orientações e agora vou procurar organizar minha situação. A gente deve procurar aprender um pouco mais sobre os nossos direitos e nossos deveres. Quando temos o documento titulado isso serve para várias coisas, provar que é dono do lote, até mesmo fazer empréstimo", destacou a moradora.

A campanha reforça o compromisso do Governo do Estado em aproximar os serviços públicos da população. Os moradores podem procurar a sede do Amapá Terras, localizada na Avenida Almirante Barroso, nº 619, no Centro de Macapá, ou pelo telefone (96) 98167-4386 para esclarecer dúvidas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!