Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
4ª TURMA DE CONCURSADOS DA EDUCAÇÃO

Governo do Amapá acolhe 4ª turma de concursados da educação e apresenta metas da rede estadual

Encontro com o secretário Paulo Lemos reuniu professores, pedagogos e cuidadores que serão nomeados nesta quinta-feira,18, em cerimônia no Maison Nuance.

Por Breno Pantoja
17/12/2025 11h01
O encontro ocorreu no Sebrae, em Macapá, e reuniu professores, pedagogos e cuidadores que passam a integrar a rede estadual de ensino a partir de 2026

O Governo do Amapá realizou, nesta terça-feira, 16, um momento de acolhimento e alinhamento institucional com os profissionais da 4ª turma do concurso público da educação. O encontro ocorreu no Sebrae, em Macapá, e reuniu professores, pedagogos e cuidadores que passam a integrar a rede estadual de ensino a partir de 2026.

Durante a programação, o secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos, apresentou os principais programas da gestão, dados atualizados da rede estadual, metas educacionais e a estrutura administrativa da Seed.

O momento também serviu para orientar os novos servidores sobre o funcionamento da política educacional adotada pelo Governo do Estado e o papel estratégico de cada profissional no fortalecimento da educação pública.

O encontro ocorreu no Sebrae, em Macapá, e reuniu professores, pedagogos e cuidadores

Segundo o secretário, o acolhimento institucional é fundamental para garantir que os novos profissionais compreendam o funcionamento da rede e se sintam parte do projeto educacional do Estado.

O Secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos

“Esse momento é muito importante para alinhar, acolher e valorizar quem chega agora à rede estadual. A educação do Amapá é grande, diversa e cheia de desafios, mas também de muitas conquistas. Nosso papel é garantir que cada profissional se sinta parte desse projeto, compreenda as metas da gestão e saiba que terá formação, acompanhamento e apoio para desenvolver um bom trabalho nas escolas”, destacou Paulo Lemos.

O secretário também reforçou que os avanços registrados na educação estadual estão diretamente ligados ao fortalecimento do quadro de servidores efetivos. 

“Estamos avançando, os resultados já aparecem, e isso só é possível com gente comprometida dentro da sala de aula e da escola”, completou Lemos.

Para os profissionais acolhidos, o momento representa a realização de um sonho e o início de uma nova etapa. A professora de Educação Física, Lauriany Alves, de 36 anos, ressaltou a responsabilidade de ingressar no serviço público estadual.

A professora de Educação Física, Lauriany Alves, de 36 anos

“Me sinto extremamente honrada em ingressar agora no serviço público e fazer parte do Governo do Estado do Amapá. Quem passa por um concurso carrega um sonho de contribuir, de fazer a diferença e oferecer o melhor serviço possível. Estou muito feliz por esse momento e motivada para construir uma trajetória sólida na educação pública”, afirmou a professora. 

Histórias de superação também marcaram o encontro. A cuidadora Patrícia de Araújo dos Santos, de 40 anos, contou que conciliou trabalho, estudos e maternidade, ela que é mãe solo para conquistar a aprovação no concurso.

“Foi muito difícil chegar até aqui. Eu trabalhava como cozinheira, estudava de madrugada e muitas vezes dormia apenas uma hora por noite. Tudo o que fiz foi pensando nos meus filhos e na minha família. Hoje, estar aqui é uma vitória coletiva”, relatou a profissional.

A cuidadora Patrícia de Araújo dos Santos, de 40 anos

Segundo ela, a expectativa agora é contribuir com dedicação e responsabilidade fazendo um bom trabalho e aplicar tudo o que aprendeu na prática.

A pedagoga Valéria Fumelê, de 29 anos, destacou a emoção compartilhada entre os novos servidores.

“Esse momento de acolhimento é muito significativo para todos nós. Estamos emocionados e gratos pela oportunidade de ingressar na rede estadual. É uma conquista que envolveu muita espera, estudo e dedicação. Agora, seguimos confiantes e prontos para contribuir com a educação do Amapá”, disse Valéria.

A pedagoga Valéria Fumelê, de 29 anos

Ao todo, a 4ª turma do concurso da educação é formada por 398 profissionais, sendo 231 professores, 75 pedagogos e 92 cuidadores, que vão atuar em oito municípios do estado: Amapá, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Santana e Tartarugalzinho, atendendo áreas urbanas e rurais.

Nomeação ocorre nesta quinta-feira,18

Como desdobramento do acolhimento realizado nesta terça-feira, o Governo do Amapá fará, na quinta-feira, 18 de dezembro, a cerimônia de nomeação dos 398 novos profissionais da educação, às 16h, no espaço Maison Nuance, no bairro Beirol, em Macapá.

Com esta chamada, o Estado alcança 1.948 novos servidores efetivos na educação, consolidando o maior chamamento de profissionais da área em mais de 10 anos, cumprindo o compromisso do Plano de Governo de convocar aprovados em concursos públicos e fortalecer o quadro da rede estadual de ensino.

Após a nomeação, os profissionais tomarão posse na Secretaria de Estado da Administração (Sead) entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026. Em seguida, de 19 a 30 de janeiro, participarão de um curso de formação, realizado em parceria com a Escola de Saberes Públicos (ESAP).

Os professores e pedagogos ingressam no serviço público estadual com salário inicial de R$ 6.600,98, enquanto os cuidadores recebem R$ 3.358,72, reforçando a política de valorização dos profissionais da educação adotada pelo Governo do Amapá.

O momento também serviu para orientar os novos servidores sobre o funcionamento da política educacional adotada pelo Governo do Estado

O concurso

O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. O resultado final do concurso foi homologado em 14 de julho de 2023.

A primeira turma de servidores foi nomeada no dia 12 de janeiro de 2024, com 545 profissionais. No dia 23 de abril do mesmo ano, outros 523 servidores integraram o quadro de funcionários efetivos.

A terceira chamada aconteceu no dia 29 de maio, com mais 541 convocados. Destes, 482 foram aprovados no exame médico e seguem para a nomeação. Juntando as três chamadas, já foram convocados mais de 1,7 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012. Ou seja, esta convocação é a maior em mais de 10 anos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação