Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Estadual Castro Alves, de Macapá, celebra formatura do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental com cerimônias emocionantes

A escola tradicional do Bairro Laguinho formou 46 estudantes nesta semana.

Por Léo Nilo
19/12/2025 10h00
Foram formados 17 alunos do 5º ano e 29 do 9º ano

Com cerimônias marcadas pela emoção e pelo sentimento de dever cumprido, a Escola Estadual Castro Alves celebrou, na terça e quarta-feira, 16 e 17, as formaturas dos estudantes do 9º e do 5º ano do Ensino Fundamental, respectivamente. As solenidades aconteceram em um espaço para eventos em Macapá, reunindo um total de 46 formandos.

Os estudantes do 9º ano da escola também se formaram

A Escola Estadual Castro Alves é tradicional no bairro Laguinho e conta com mais de 297 alunos do Ensino Fundamental. Segundo a diretora da instituição, Nilza Oliveira, de 46 anos, o momento representa a celebração de um ano de conquistas para a escola.

“O ano de 2025 foi maravilhoso. Foi um ano de Saeb, e todos os nossos planos e estratégias deram certo, o que nos permitiu alcançar 100% de participação na prova. Agora, no final do ano, já realizamos uma reunião para planejar o próximo, e pretendemos continuar com os simulados, já em preparação para o Saeb 2027”, explicou a gestora.

Nilza Oliveira, diretora da escola

Ao todo, foram formados 29 alunos do 9º ano e 17 do 5º ano. As cerimônias contaram com os momentos tradicionais de diplomação dos alunos, juramento dos formandos, discurso do orador e jantar para os convidados. A estudante Jhenyfer Pena, de 10 anos, foi uma das formandas do 5º ano e contou que o momento foi muito especial.

“É muita emoção e muita diversão também. A gente se empenhou muito para estar aqui hoje, se formando. Eu amei estudar na Castro Alves; todo mundo foi sempre simpático comigo, cada um ajudava o outro. No próximo ano, vou continuar na escola e espero seguir com os meus colegas”, comentou Jhenyfer.

Jhenyfer Pena, estudante

Cleyciani Rodrigues, de 35 anos, foi uma das professoras do 5º ano e se emocionou durante a formatura ao relembrar os momentos vividos. Este foi o primeiro ano da profissional na instituição, que comemorou os avanços conquistados.

“É muita emoção. Vamos relembrando tudo o que passamos durante o ano letivo, todas as lutas e conquistas, mas, com o apoio da escola e do Governo, deu tudo certo. Fica essa sensação de saudade e de dever cumprido”, celebrou a professora.

Cleyciani Rodrigues, professora do 5º ano

Matrícula 2026

Enquanto as escolas estaduais celebram o encerramento do ano letivo, o Governo do Amapá reforça que o período de matrícula para o ano de 2026 já está aberto. Atualmente, está disponível a matrícula para as escolas de tempo integral de Macapá e Santana, no site escolapublica.ap.gov.br.

Os professores comemoraram a formatura dos estudantes

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação