Governo do Amapá realiza visita monitorada à área destinada às pessoas com deficiência no Réveillon 2026
Ação reforça o compromisso da gestão com a inclusão e a acessibilidade durante a virada do ano
Colaboração: Alessandro Brandão
Reforçando o compromisso com a inclusão no Réveillon 2026, o Governo do Estado realizou, na tarde da sexta-feira, 26, uma visita monitorada à estrutura que está sendo montada no anfiteatro da Fortaleza de São José, destinada às Pessoas com Deficiência (PcD).
A visita foi coordenada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedih), responsável por articular as ações voltadas à promoção da acessibilidade e à garantia de direitos das pessoas com deficiência durante o evento.
O secretário da Sedih, Richard Madureira, destacou que a área de inclusão contará com 150 vagas exclusivas e intérpretes de Libras em todos os shows, garantindo inclusão total às pessoas com deficiência e aos idosos com mobilidade reduzida.
“Essa área de inclusão faz parte de uma política permanente do Governo do Amapá para tornar todos os grandes eventos acessíveis, conforme a Lei Brasileira de Inclusão”, pontuou o secretário.
Para facilitar o acesso ao local dos shows, a coordenação do evento construiu estrategicamente a área destinada às pessoas com deficiência, com entrada pela Avenida Mendonça Júnior.
O gerente do Núcleo do Direito da Pessoa com Deficiência da Sedih, Rogério Santos, acompanhou a visita monitorada à área PcD e afirmou estar satisfeito com o trabalho que está sendo realizado.
“Estamos felizes com essa iniciativa, que vem ocorrendo desde a Expofeira. Muitos nos relatam que é emocionante poder curtir a festa com conforto, segurança e sem barreiras, como qualquer cidadão. Isso reforça que a inclusão é um direito e fortalece a cidadania plena de todos”, disse o gerente.
O Amapá Virou. E você faz parte disso
O Réveillon 2026 carrega o conceito “O Amapá Virou. E você faz parte disso”, que representa não só a mudança de ano, mas a virada de página vivida pelo estado, reforçada pela aprovação de 70% da população na última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é realizada pelo Governo do Estado e o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com patrocínio da iniciativa privada e articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.
Mais do que festa, o evento se consolida como um motor econômico. Durante cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades, com mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense, os shows da virada com Nattanzinho Lima; Nattan; e a Estação Primeira de Mangueira; e demais noites com o Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano no Encontro dos Amigos em Macapá; Noite das Aparelhagens com Crocolive, Tranzamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.
O evento deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Isto porque o Amapá, que ganhou palco internacional na COP30 e agora quer transformar o Réveillon em uma vitrine global, reforçando a imagem de um estado sustentável, moderno e capaz de atrair investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é que mais de 250 empreendedores possam garantir renda extra com os espaços exclusivos mobilizados pelo Governo do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!