Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIOR ANO NOVO DA AMAZÔNIA

Réveillon do Amapá: conheça as mudanças no trânsito durante o Maior Ano Novo da Amazônia

Suspensão temporária do tráfego de veículos, áreas exclusivas de embarque e desembarque e rota emergência garantem um trânsito mais seguro durante a programação.

Por Geralda Neta
27/12/2025 06h00
Trecho da Rua Cândido Mendes com Avenida Coaraci Nunes

Para garantir segurança e organização viária durante o maior Réveillon da Amazônia, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), montou um esquema especial que começa neste sábado, 27, no Centro de Macapá.

As medidas incluem a suspensão temporária da circulação de veículos em ruas e avenidas estratégicas, definição de áreas exclusivas para embarque e desembarque e a implantação de rotas de emergência.

Amapá celebra virada econômica e valorização cultural com a abertura do Maior Réveillon da Amazônia neste sábado, 27: confira a programação

A intervenção abrangerá uma área de aproximadamente 384 mil metros quadrados  nas proximidades do anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá — palco dos shows do Réveillon 2026, no perímetro que vai do cruzamento da Rua Cândido Mendes com o início da FAB até a Rua Rio Matapi.

Interdições acontecerão a partir das 18h durante as cinco noites de programação

Circulação de veículos

Entre os dias 27 e 31 de dezembro, a partir das 18h, o tráfego será suspenso em vias selecionadas, que ficarão destinadas à circulação de pedestres e ao acesso de ambulâncias, viaturas, veículos oficiais e empreendedores cadastrados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). 

Na Rua Cândido Mendes, sentido Rio Amazonas, a interdição alcança as ruas Rio Matapi, Rio Vila Nova, Rio Maracá e as avenidas Henrique Galúcio, Cora de Carvalho, Mendonça Júnior, Padre Júlio, Coriolano Jucá e Iracema Carvão Nunes.

A partir das 18h, será permitida apenas a saída de veículos dessas vias — novas entradas3 restarão proibidas. As avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombard funcionarão como rotas de emergência.

Embarque e desembarque

Pessoas com deficiência que possuam licença especial atualizada poderão solicitar apoio à Polícia Militar para desembarque em pontos interditados que permitam manobra.

Taxistas terão áreas exclusivas de embarque e desembarque na Avenida Antônio Coelho de Carvalho, ao lado do Mercado Central, e na Rua Cândido Mendes, em frente à residência oficial do Governo do Estado.

Terminais de ônibus

O terminal metropolitano funcionará na Avenida Rio Matapi, enquanto o terminal municipal ficará localizado na Praça do Barão.

Transporte alternativo

Devido à limitação de vagas de estacionamento no Centro, o Governo do Estado recomenda o uso de transporte coletivo e alternativo:  ônibus, táxi, mototáxi ou aplicativos, como forma de facilitar a chegada ao evento e o retorno para casa, evitando congestionamentos e transtornos.

O Amapá Virou. E você faz parte disso

O Réveillon 2026 carrega o conceito “O Amapá Virou. E você faz parte disso”, que representa não só a mudança de ano, mas a virada de página vivida pelo estado, reforçada pela aprovação de 70% da população na última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é realizada pelo Governo do Estado e o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com patrocínio da iniciativa privada e articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.

Mais do que festa, o evento se consolida como um motor econômico. Durante cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades, com mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense, os shows da virada com Nattanzinho Lima; Nattan; e a Estação Primeira de Mangueira; e demais noites com o Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano no Encontro dos Amigos em Macapá; Noite das Aparelhagens com Crocolive, Tranzamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.

O evento deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Isto porque o Amapá, que ganhou palco internacional na COP30 e agora quer transformar o Réveillon em uma vitrine global, reforçando a imagem de um estado sustentável, moderno e capaz de atrair investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é que mais de 250 empreendedores possam garantir renda extra com os espaços exclusivos mobilizados pelo Governo do Estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Trânsito