Braço forte da segurança pública, Grupo Tático Aéreo une segurança e interação social no Maior Réveillon da Amazônia
De ponto no céu a cenário de fotos, Gavião 01 vira atração turística no evento do Governo do Amapá.
Por Petton Laurindo
Entre as luzes e atrações do Maior Réveillon da Amazônia, promovido pelo Governo do Amapá, um "gigante" de metal tem chamado atenção e conquistado o coração do público: o helicóptero Gavião 01, do Grupo Tático Aéreo (GTA) oportunizou momentos de visitação ao público, transformando o helicóptero em um cenário de sonhos e descobertas.
A experiência de ver de perto o que antes era apenas um ponto no céu emocionou famílias inteiras. O jovem Everton Cardoso, de 23 anos, fez questão de levar uma verdadeira comitiva de pequenos admiradores, os sobrinhos Paulo Henrique (11), Edindro Santos (11), Jamile da Costa (10) e a pequena Eloisa Lopes (6).
"É uma experiência maravilhosa. Eles só veem o helicóptero lá no alto, e agora estão aqui, encantados, podendo tocar e ver de perto", celebrou Everton.
O sentimento de admiração é compartilhado por Edmilson Bezerra, de 49 anos. Ele acompanhou o filho Antônio Moreira, de 7 anos, e os amigos Noa Vilhena (2) e Miguel Vilhena (7) em um tour pela aeronave.
Para o pai, o contato direto com os agentes e o equipamento fortalece o respeito pelas forças de segurança. "As crianças ficam encantadas e a admiração pelos policiais só tem a crescer", afirmou.
Segurança e Humanização
Com 19 anos de história, o GTA consolidou-se como peça fundamental nas missões humanitárias, salvamentos e no combate ao crime no Amapá. Durante o Réveillon, o grupamento não apenas garante a ordem pública, mas também exibe os novos investimentos recebidos do Governo do Estado, como o moderno farol de busca utilizado para monitoramento e suporte médico.
O Amapá virou. E você faz parte disso
O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.
Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.
O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!