Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LIMPEZA E PRESERVAÇÃO

Força-tarefa efetiva limpeza do anfiteatro da Fortaleza de São José e retira 5 toneladas após primeira noite Réveillon Amapá 2026

Sob coordenação do Governo do Estado, mobilização com 130 trabalhadores garante a preservação da Fortaleza de São José com gestão de resíduos em tempo real.

Por Redação Secom
28/12/2025 15h10
Os resíduos coletados na primeira noite refletem a magnitude do evento e o desafio enfrentado pelas frentes de limpeza

Por Petton Laurindo

Nada menos que cinco toneladas de lixo foram recolhidas pelo Governo do Amapá apenas na abertura do Maior Réveillon da Amazônia, no sábado, 27. Os resíduos coletados na primeira noite refletem a magnitude do evento e o desafio enfrentado pelas frentes de limpeza. A retirada imediata dos resíduos foi crucial para manter a integridade da Fortaleza de São José, transformando o que seria um rastro de poluição em uma demonstração de eficiência na gestão de resíduos sólidos.

A estratégia do Governo para evitar que o lixo atingisse o solo e o Rio Amazonas envolveu o posicionamento estratégico de 300 tambores coletores, abrangendo desde a Casa do Artesão até o Parque do Forte. Para gerenciar esse volume, uma equipe de 130 operários atua em esquema de manutenção contínua, realizando o recolhimento em tempo real para impedir o transbordo das lixeiras e manter a limpeza visual da festa.

A estratégia do Governo para evitar que o lixo atingisse o solo e o Rio Amazonas envolveu o posicionamento estratégico de 300 tambores coletores

Logística de Descarte e Sustentabilidade

O volume de 5 mil quilos de resíduos gerado na abertura exige um fluxo ininterrupto de transporte. O Governo do Amapá garantiu que todo o material seja encaminhado para destinação ambientalmente adequada, reforçando o compromisso com a sustentabilidade do evento.

Além da gestão dos resíduos sólidos, a operação estadual mantém vigilância rigorosa sobre a infraestrutura sanitária:

  • 100 banheiros químicos instalados pelo Estado;
  • Limpeza e lavagem constante das cabines para garantir higiene e dignidade ao público;
  • Dois turnos de trabalho, com equipes atuando 24 horas por dia até o fim do cronograma.
  • A força-tarefa seguirá em execução ininterrupta, com o objetivo de entregar os espaços públicos totalmente higienizados para a população após as festividades.
Governador Clécio Luís acompanhou serviço realizado pela manhã desde domingo, 28

O Amapá virou. E você faz parte disso 

O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.

Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.

O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!