Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RÉVEILLON DA AMAZÔNIA 2026

Réveillon do Amapá 2026 garante atendimento em Libras e saúde acessível ao público surdo

Serviço de interpretação e acolhimento em saúde assegura inclusão, comunicação e atendimento humanizado durante toda a programação.

Por Karla Marques
31/12/2025 08h15
Intérpretes em libras atuando durante atendimento médico no posto de saúde

O Governo do Amapá reforçou o compromisso com a inclusão e a acessibilidade durante o Réveillon da Amazônia 2026 ao garantir, além da estrutura de saúde no local do evento, o serviço de tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa assegura que pessoas surdas tenham acesso à informação, à programação cultural e também aos serviços de saúde de forma acolhedora e eficiente.

O trabalho é realizado pelos intérpretes de Libras da Saúde (Cilsaúde), que atuam de maneira integrada com as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desde o dia 27 de dezembro, acompanhando toda a programação oficial até o encerramento do evento. A escala de profissionais varia conforme a intensidade dos shows e o fluxo de público.

Tamila Lima, intérprete de Libras do Cilsaúde.

“Nos eventos de maior porte e complexidade, atuamos com quatro intérpretes simultaneamente. Já nas apresentações de menor intensidade, trabalhamos em duplas, fazendo revezamento conforme a programação”, explica Tamila Lima, intérprete de Libras do Cilsaúde.

O atendimento em Libras está concentrado, principalmente, na área destinada às Pessoas com Deficiência (PCD), considerada a primeira porta de entrada do público surdo. No local, os profissionais garantem acessibilidade comunicacional, realizando a interpretação próxima ao palco, para melhor visibilidade, além de atuarem em uma central de comunicação equipada com recursos audiovisuais.

A importância dessa estrutura é reforçada por Matheus Fonseca, coordenador da equipe de intérpretes para surdos e presidente da Associação dos Surdos de Macapá. Segundo ele, a atuação da equipe durante o Réveillon tem sido extremamente positiva, com participação expressiva do público surdo ao longo da programação.

“Registramos atendimento a mais de 20 pessoas surdas em apenas uma noite, o que demonstra a relevância dessa iniciativa. A área destinada às Pessoas com Deficiência garante visibilidade, organização e acolhimento adequado, possibilitando que o público surdo acompanhe a programação com segurança e autonomia. Essa ação reforça o compromisso do Governo do Estado com a acessibilidade e a inclusão”, destacou.

Serviço de interpretação e acolhimento em saúde assegura inclusão, comunicação e atendimento humanizado durante toda a programação

Além da programação cultural, o serviço também está integrado à estrutura de saúde montada no evento. Sempre que há necessidade, os intérpretes acompanham usuários surdos durante atendimentos no posto da Sesa, garantindo comunicação clara, acolhimento adequado e segurança ao paciente.

“O posto de saúde conta com equipe multiprofissional, e nós, intérpretes, somos acionados para acompanhar os atendimentos quando há demanda de usuários surdos. Nosso foco principal é a área PCD, mas estamos disponíveis sempre que a equipe de saúde solicita”, reforça Tamila.

Caso alguém precise do serviço de Libras durante o evento, o ponto de referência é a área PCD. Os intérpretes também podem ser acionados pela equipe de comunicação do evento ou diretamente pelos profissionais da saúde, conforme a necessidade identificada.

A atuação integrada entre intérpretes de Libras, equipes de saúde e organização do evento evidencia o cuidado do Governo do Estado em promover um réveillon acessível, inclusivo e humanizado, garantindo que todos os públicos tenham assegurado o direito à informação, à cultura e à saúde durante uma das maiores festas populares da Amazônia.

Intérpretes de Libras no Réveillon do Amapá

O Amapá virou. E você faz parte disso 

O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.

Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.

O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde