Casos leves predominam nos atendimentos de saúde do Réveillon do Amapá, sem registro de intercorrências graves
Posto fixo, equipes multiprofissionais e apoio do Samu e Corpo de Bombeiros garantem assistência rápida ao público.
O esquema especial de saúde montado pelo Governo do Amapá para atender o público durante o Réveillon do Amapá segue funcionando de forma integrada e eficiente no Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. Entre sábado, domingo e segunda-feira, foram registrados 42 atendimentos no posto de saúde instalado no local, sem ocorrência de casos graves.
De acordo com o balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os atendimentos mais comuns envolveram intoxicação alcoólica leve, mal-estar geral, náuseas e vômitos, além de alterações de pressão arterial, situações frequentes em eventos de grande porte e com grande concentração de pessoas.
Somente na noite de segunda-feira, 29, a terceira da programação, foram contabilizados 22 atendimentos, com predominância de casos relacionados ao consumo excessivo de álcool. Todas as ocorrências foram resolvidas no próprio posto de saúde, sem necessidade de encaminhamento hospitalar ou registro de intercorrências graves.
Entre as pessoas atendidas está o casal Kelly Acosta e Kennedy Almeida, turistas do Pará que participavam da programação quando Kennedy passou mal. Segundo Kelly, o atendimento foi rápido e eficiente.
“Somos do Pará e viemos passear aqui no estado. Viemos curtir o show e ele passou mal, provavelmente por algo que comemos antes de vir. Teve vômito e mal-estar. Procuramos os bombeiros e eles nos orientaram a vir até o posto de saúde. Fomos muito bem atendidos, a equipe é muito atenciosa. Ele já foi medicado, está bem melhor e, daqui a pouco, vamos voltar para curtir o show”, relatou.
Kelly também destacou a estrutura montada no evento.
“É a primeira vez que vemos um evento assim, com posto de saúde, médico e tudo equipado para atender a população. Para nós é algo muito novo e muito positivo. No Pará não temos esse tipo de estrutura em eventos desse porte”, completou.
A autônoma Janiele Souza também precisou de atendimento durante a programação e elogiou a organização do serviço de saúde.
“Fui muito bem atendida, a estrutura está muito boa, fui bem acolhida e já fiz a medicação; inclusive, precisei tomar soro. Agora que estou melhor, vou voltar para trabalhar. Essa estrutura é sempre muito necessária, porque em shows e eventos grandes é comum as pessoas passarem mal”, afirmou.
Segundo o médico emergencista Robson Marinho, a estrutura montada no local tem sido fundamental para garantir a segurança do público.
“A maioria dos atendimentos é de baixa complexidade e conseguimos resolver aqui mesmo, com agilidade e segurança. Isso evita deslocamentos desnecessários para os hospitais e garante um cuidado mais rápido ao cidadão”, destacou.
A estrutura pré-hospitalar conta com posto fixo de pronto atendimento e equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico, além de leitos de observação, poltronas para atendimento, monitores multiparâmetros, desfibrilador cardíaco, oxigênio medicinal e assistência farmacêutica, com medicamentos e insumos para atendimentos de baixa e média complexidade.
O esquema de saúde também opera de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atua com ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos do evento. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada como UTI móvel, e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI) permanecem de prontidão para remoção de pacientes, caso seja necessário o encaminhamento para unidades hospitalares.
Além do Samu, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá reforça o atendimento com equipes de primeiros socorros e salvamento, atuando em conjunto com as equipes de saúde para garantir resposta rápida às ocorrências.
Com o esquema integrado de saúde e segurança, o Governo do Amapá assegura atendimento eficiente e humanizado durante todas as noites do Réveillon do Amapá, proporcionando mais tranquilidade ao público e reduzindo a sobrecarga da rede hospitalar estadual.
O Amapá virou. E você faz parte disso
O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.
Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.
O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!