Governo do Amapá celebra o nascimento do primeiro bebê de 2026 com entrega de kit de presente
Lia Eloah nasceu no Hospital Maternidade Mãe Luzia, às 1h47, com 3.264 kg, de parto normal e saudável.
O Amapá recebeu 2026 com um novo sopro de vida. À 1h47 da madrugada desta quinta-feira, 1º, nasceu no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), a primeira bebê do ano: Lia Eloah Santos Machado, de 3.264 kg, vinda ao mundo por parto normal, tranquila e cheia de saúde. O momento emocionou equipes e familiares, marcando simbolicamente o início do ano com esperança renovada.
Para celebrar esse marco tão especial, o Governo do Amapá e a equipe de enfermeiros obstetras do HMML presentearam a recém-nascida com um kit cheio de mimos, composto por uma banheira e, dentro dela, roupinhas, toalhas, brinquedos, travesseiro, sapatinhos entre outros itens essenciais – um gesto que acolhe e que representa cuidado. Para os pais, Elizandra dos Santos e Nilson Machado, moradores do bairro Congós, o presente chega em um momento de alegria e gratidão. Lia Eloah é a segunda filha do casal.
“Ainda tá caindo a ficha aqui... eu consegui ter, né? Foi um parto normal, com muita dificuldade, mas consegui. E ela veio com saúde, que era o mais importante. Esse kit chega num momento muito bem-vindo e somos muito agradecidos”, contou emocionada a mãe, que também elogiou o atendimento recebido: “Foram super atenciosos, tiveram muita paciência. Agradeço por toda a ajuda”, agradece.
A entrega do kit foi realizada pela assistente social de plantão, Maria Girão, que compartilhou sua emoção ao viver o momento.
“Fui encarregada de entregar esse presente e, particularmente, me enche o coração de alegria, pois sabemos da felicidade para a família receber um presente como esse”, disse.
Acolhimento humanizado
Segundo a enfermeira obstetra Milene Melém, plantonista da madrugada, o acolhimento no HMML segue uma metodologia de humanização e cuidado integral à gestante.
“Aqui, 80% dos partos são realizados por enfermeiras obstetras. A paciente é acolhida e classificada por risco logo na chegada, em um ambiente pensado para que ela se sinta como em casa – pode se movimentar, tomar banho, ter seu acompanhante. São espaços preparados para garantir um parto mais confortável e respeitoso”, explicou Milene.
Milene destaca ainda a tradição de presentear o primeiro bebê do ano, que existe há mais de 15 anos no HMML. “Sempre tivemos esse carinho, esse costume. É uma forma de demonstrar afeto e acolhimento”, destaca.
Nascimento tranquilo e saudável
A mãe de Lia Eloah chegou ao hospital na madrugada do dia 31, e o parto foi acompanhado pela médica residente Lohrana Santos, que avaliou o nascimento como tranquilo e saudável.
“Foi tudo bem, dentro do esperado. Era o primeiro parto normal da paciente, então é normal achar que não vai conseguir, mas no fim sempre conseguem. Parir é um trabalho, dolorido, sofrido, mas quando o bebê nasce, todo mundo esquece o sofrimento. Lia nasceu ótima, cheia de vida”, avalia.
O Governo do Amapá segue investindo em melhorias na saúde pública para garantir qualidade no atendimento de quem depende do SUS. O Hospital Maternidade Mãe Luzia é referência em todo o estado para nascimentos e conta com a única UTI Neonatal do estado, que agora recebe novos leitos e equipamentos, fortalecendo ainda mais a assistência à mãe e ao bebê.
O Amapá virou. E você faz parte disso
O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.
Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.
O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!