Fim de ano registra 109 entradas por acidentes automobilísticos no Hospital de Emergência, em Macapá
Vítimas de acidentes automobilísticos deram entrada no Hospital de Emergência (HE) entre os dias 23 de dezembro e 1º de janeiro de 2026.
Entre os dias 23 de dezembro e 1º de janeiro, 109 pacientes vítimas de acidentes automobilísticos deram entrada no Hospital de Emergências (HE). Em um único dia, mais de 20 pessoas foram atendidas em decorrência desse tipo de ocorrência. Esse cenário resultou em um aumento significativo na demanda por cirurgias ortopédicas, principalmente em função de fraturas e traumas graves.
A maioria dos pacientes chegou à unidade com fraturas expostas, lesões em membros superiores e inferiores e traumas múltiplos, muitos deles causados por colisões envolvendo motocicletas. O fluxo intenso impactou diretamente a rotina do hospital, ocasionando corredores com pacientes aguardando entrada para cirurgia, enquanto equipes médicas e assistenciais atuavam de forma contínua para garantir um atendimento rápido e seguro.
No período, os maiores registros de atendimentos ocorreram nos dias 23, com 16 entradas, e 29, com 25 pacientes vítimas de acidentes automobilísticos, principalmente envolvendo colisões entre carros e motocicletas. Nos demais dias, o número de registros manteve-se entre seis e 14 atendimentos diários. Já nos dias 30 e 31 de dezembro, foram contabilizados apenas dois registros de acidentes.
De acordo com o secretário adjunto de Assistência Hospitalar, Rinaldo Martins, o volume de cirurgias ortopédicas aumenta de maneira considerável nesse período, e a prevenção no trânsito é fundamental para evitar riscos à vida.
“O volume elevado de ocorrências impacta diretamente a capacidade do hospital, exigindo reorganização constante das equipes e da estrutura para garantir assistência aos pacientes mais graves. O Hospital de Emergências está preparado para o atendimento, mas é fundamental que a população redobre os cuidados no trânsito, respeite as leis e evite dirigir após consumir bebida alcoólica. A prevenção ainda é a principal forma de reduzir acidentes e preservar vidas”, destacou.
Além dos acidentes de trânsito, o HE também registrou atendimentos relacionados a quedas, agressões e ocorrências domésticas típicas do período festivo. No entanto, os acidentes automobilísticos mantiveram-se como uma das principais causas de procedimentos cirúrgicos, com 102 atendimentos direcionados à área de ortopedia durante o fim de ano, reforçando o papel do hospital como a única unidade de emergências do estado, responsável pelos atendimentos de alta complexidade.
Mesmo diante da alta demanda, o Governo do Estado manteve o funcionamento do Hospital de Emergências de forma ininterrupta, com reforço nas equipes e na estrutura cirúrgica. A Secretaria de Estado da Saúde reforça o alerta para que a população celebre com responsabilidade, adotando comportamentos seguros no trânsito e contribuindo para a preservação de vidas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!