Amapá registra crescimento histórico no turismo internacional ao receber grande número de visitantes da Guiana Francesa
Em 2025, quase 170 mil pessoas cruzaram a Ponte Binacional em direção ao território amapaense.
Com a realização de grandes eventos promovidos pelo Governo do Estado, o Amapá vive um momento de consolidação no turismo internacional, marcado pela entrada expressiva de visitantes da Guiana Francesa para diversas programações ocorridas ao longo de 2025. Dados divulgados pela Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional) apontam que, no ano passado, mais de 74 mil veículos e cerca de 168 mil pessoas adentraram o território amapaense pela Ponte Binacional.
Os números indicam que o mês de agosto apresentou o maior fluxo, com a entrada de 8.434 veículos e 20.876 turistas, coincidindo diretamente com o início da Expofeira. Na sequência, os meses de outubro e novembro registraram a entrada de aproximadamente 16 mil turistas e mais de 7 mil veículos em cada período.
Já no mês de dezembro, entre os dias 1º e 31, foram contabilizados mais de 7 mil veículos e cerca de 17 mil pessoas entrando no Amapá. Somente nos três últimos dias do ano, de 29 a 31 de dezembro, foram registrados 2.096 veículos e 4.697 pessoas. Antes disso, até o dia 28, haviam sido registrados 5.303 veículos cruzando a fronteira, trazendo 12.379 passageiros ao estado.
Todos os números apresentados superam o fluxo total de visitantes de 2024, confirmando um crescimento expressivo do turismo internacional e o fortalecimento do Amapá como destino para estrangeiros ao longo dos anos. Em termos percentuais, o aumento foi de 37% no fluxo de veículos e 42% no número de turistas. Em média mensal, o Amapá recebeu, em 2025, cerca de 6 mil veículos e 14 mil pessoas provenientes da Guiana Francesa.
O aumento do fluxo internacional impacta diretamente setores como hotelaria, comércio, transporte, alimentação e serviços turísticos, gerando emprego, renda e fortalecendo o Amapá como porta de entrada do Brasil para o Caribe e a Europa, por meio da Guiana Francesa.
“O Amapá alcançou um patamar histórico no turismo internacional. Os números mostram que, quando o estado investe com estratégia e coragem, os turistas respondem. Cada visitante que cruza a fronteira consome e fortalece a economia. Todo esse esforço está transformando o Amapá em uma referência da Amazônia para o mundo em diversos segmentos”, destacou a secretária de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Patrícia Ferraz.
O Governo do Amapá promove e incentiva programações tanto na capital quanto no interior, como Carnaval, Quadra Junina, Expofeira e Réveillon, com o objetivo de atrair turistas e, consequentemente, garantir a movimentação da cadeia econômica do estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!