Governo do Amapá amplia ações assistenciais e reduz insegurança alimentar nos 16 municípios em 2025
Dados da Secretaria de Assistência Social apontam que o programa Amapá Sem Fome entregou mais de 177 mil kits de alimentos entre 2023 e 2025.
Ao longo de 2025, o Governo do Amapá consolidou a presença de políticas públicas de combate a fome e insegurança social nos 16 municípios. A gestão reafirma o compromisso com a garantia de segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Segundo balanço da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o programa Amapá Sem Fome entregou mais de 177 mil kits de alimentos no período de 2023 a 2025. Somente no último ano, foram mais de 57 mil cestas distribuídas para famílias da capital e do interior.
Desde a implementação do programa, em 2023, houve um crescimento de 689% na distribuição de alimentos, tornando-se um dos principais pilares para a redução da insegurança alimentar no estado. Macapá, Oiapoque, Vitória do Jari e Tartarugalzinho foram os municípios com maior volume de atendimentos.
Outro destaque do balanço é o Vale-Gás Social, que garante segurança energética para o preparo de alimentos. Em 2025, o benefício atendeu 5.483 famílias com a entrega de recipientes de gás de cozinha (13 kg) cheios.
No apoio à agricultura familiar, entre 2023 e 2025, foram realizadas 410 feiras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a inserção produtiva de 1.893 agricultores. A Seas é responsável por distribuir esses produtos a entidades socioassistenciais; o volume de alimentos distribuídos via PAA registrou um crescimento de 38.000% no triênio.
A Seas também coordena os programas sociais do estado como Passe Livre Estudantil, que atende mais de 7 mil alunos; Programa Luz Para Viver Melhor, que beneficia 227 comunidades tradicionais e rurais com óleo diesel para que as famílias destas localidades possam ter energia elétrica e o Renda para Viver Melhor, que atende 10 mil famílias, com transferência de renda no valor de R$ 311.
“Realizamos, em 2025, atendimentos e entregas em todos os municípios e isso teve o esforço de toda nossa equipe; além de parcerias diretas com os ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Social, com as prefeituras. Mas, todos esses processos só ocorrem em função da atuação responsável da gestão estadual que sempre visa atender as famílias em vulnerabilidade”, destacou a secretário da Seas, Aline Gurgel.
Com os investimentos feitos pelo Governo do Amapá existe um fortalecimento da Proteção Social, Redução da Insegurança Alimentar e Inserção Produtiva no setor Rural. O Governo do Estado, em 2025, também garantiu a ampliação dos repasses estaduais e manutenção de serviços em todos os 16 municípios. Para 2026 o planejamento é manter o fomento e aumentar as atividades sociais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!