Ciodes encerra 2025 com mais de 76 mil atendimentos de emergência e acolhimento exclusivo para mulheres no Amapá
Poluição sonora lidera o ranking de ocorrências; investimentos em tecnologia e o acolhimento especializado do Box Lilás são destaques do balanço anual.
O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), órgão do Governo do Amapá responsável pelo atendimento de socorro e emergências, finalizou o balanço de 2025 com o registro de 76.246 ocorrências.
Os dados, embora expressivos, são considerados dentro da normalidade técnica para o período. No topo das estatísticas estão as ocorrências de poluição sonora, que somaram 11.950 chamados.
"Infelizmente, o abuso de volume sonoro, principalmente automotivo, ainda lidera os pedidos por guarnições. A poluição sonora é um crime ambiental (Lei nº 9.605/98), geralmente atendida pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Já a perturbação do sossego alheio está prevista no Decreto-Lei nº 3.688/1941 (Lei das Contravenções Penais). Identificar corretamente ajuda na agilidade do despacho das viaturas", esclareceu o coordenador do Ciodes, capitão Diego Alves.
Segundo o coordenador, a gestão do governador Clécio Luís tem priorizado a modernização da segurança pública e, no Ciodes, o reforço chega na inteligência, drones de alta resolução com reconhecimento facial e a recente aquisição da Unidade Móvel do Centro Integrado de Comando e Controle. A carreta tecnológica, inaugurada em dezembro, serve como base avançada para o combate ao crime organizado e apoio em grandes operações.
Box Lilás
Um dos pilares do atendimento humanizado é o Box Lilás, setor exclusivo para ocorrências de violência doméstica e agressão contra a mulher. Operacionalizado dentro da sala de teleatendimento, o serviço conta com servidores treinados para esse tipo de acolhimento especializado.
Em 2025, o Box Lilás registrou 5.280 ligações via 190. Dependendo do caso, as ocorrências são encaminhadas para delegacias especializadas ou para a Rede de Atendimento à Mulher (RAM).
"Quem procura este serviço precisa de uma atenção diferenciada e segura", reforçou o chefe do órgão.
Estatísticas por Instituição
Das 76.246 ligações contabilizadas no ano passado, os despachos foram distribuídos da seguinte forma:
- Polícia Militar: 54.830 atendimentos;
- Corpo de Bombeiros: 23.863 atendimentos;
- Polícia Civil: 2.916 atendimentos;
- Polícia Científica: 1.316 atendimentos.
Os dados refletem a confiança da população no aparato de segurança pública estadual, fortalecida pelos constantes investimentos em equipamentos e valorização dos servidores.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!