‘Instruções para salvar vidas’: governador Clécio celebra aumento no efetivo com aula inaugural para 183 alunos-soldados do Corpo de Bombeiros
Terceira turma do Curso de Formação de Soldados do CBM/AP é compromisso cumprido pelo governador Clécio Luís, que vai reforçar a corporação.
Parte do maior chamamento de concursados da história do Amapá, 183 alunos-soldados do Corpo de Bombeiros Militar iniciaram, nesta quarta-feira, 7, a jornada de 6 meses de aulas teóricas e práticas da terceira turma do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), em Macapá. Na solenidade, o governador Clécio Luís celebrou a nova fase na vida dos profissionais, que iniciam o serviço público com um estatuto modernizado, com garantia de ampliação dos níveis salariais e progressões mais frequentes.
”Mais um compromisso sendo cumprido. Eles passarão 6 meses em academia, passando pela formação que tem preparado a melhor corporação de Bombeiros do Brasil. São essas instruções que farão a diferença ao salvar vidas e patrimônios. E é muito importante que eles estejam preparados, e estes estão chegando na melhor fase do Corpo de Bombeiros do Amapá, mais preparado, com equipamentos e viaturas novos, investimentos feitos do Governo para que o bombeiro possa cumprir o seu papel neste novo momento que o Amapá vive”, destacou Clécio Luís.
Esta é a terceira turma convocada pelo governador Clécio Luís do concurso público de 2022. Antes deste certame, a corporação era composta por 988 bombeiros efetivos do CBM-AP, e, com as formações já realizadas pela gestão e a posse de novos servidores, agora são 1.366 militares.
A aula inaugural, realizada em uma igreja no Centro da capital, contou com a presença dos alunos e seus familiares. Os novos soldados, para além de reforçarem a tropa, também iniciam uma nova fase da vida, com aprendizados técnicos e morais.
“Ser forjado para salvar vidas, cuidar e prevenir é uma realização muito grande para mim. A cada etapa vencida desse concurso, mais a gente via a realização desse sonho. Eu sempre confiei que chegaríamos neste momento, continuei me preparando e foi um compromisso honrado”, afirmou o aluno-soldado Willian Andrade, de 26 anos.
Os alunos-soldados receberão nos próximos 6 meses capacitação teórica e prática para atuarem em ações de prevenção e resposta a emergências, resgates e salvamentos, além de atividades operacionais de combate a incêndios.
“É uma honra receber esses novos alunos. O Corpo de Bombeiros sempre trabalha no limite e a formação reflete o trabalho da atividade operacional e de alto risco dos bombeiros com combate a incêndio urbano e florestal, atendimento hospitalar e salvamentos. Essa turma tem muitos jovens, a maioria entre 18 e 25 anos e o perfil é 30% do efetivo de mulheres e serão muito bem preparados. Vão entrar no melhor emprego do mundo”, comentou o coronel Pelsondré Martins, comandante-geral do CBM/AP.
A formação de novos soldados faz parte do planejamento estratégico da gestão e reforça o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e com a formação e qualificação de profissionais. Esse investimento torna o Estado mais preparado para atender às demandas da população, gera oportunidades e fortalece a tropa que enfrenta, diariamente, os mais diversos desafios em prol da sociedade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!