Governo do Amapá apresenta Programa Atena voltado à formação técnica de servidoras da segurança pública
A iniciativa fortalece o papel das mulheres na construção da igualdade de gênero e de formações especializadas.
Reforçando as políticas de valorização e fortalecimento da atuação feminina, o Governo do Estado apresentou nesta terça-feira, 13, o Programa Atena, voltado à formação técnica de servidoras da segurança pública em todo o Amapá.
A formação está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Instituto de Ensino de Segurança Pública do Estado do Amapá (Iesp) e pelo Fundo Estadual de Segurança Pública do Amapá (Funsep).
Após um criterioso processo seletivo, que envolveu análise documental, teste de aptidão física e avaliação técnica, 30 servidoras passaram a integrar a primeira turma do Programa Atena.
O secretário adjunto da Sejusp, Felipe Vieira, destacou que o treinamento prepara e capacita as profissionais para o adequado manuseio de diversos equipamentos recentemente adquiridos pela segurança pública.
“A segurança pública tem hoje os maiores investimentos da história na aquisição de equipamentos, seja com viaturas, armas de fogo, coletes balísticos, e equipamentos de investigação. Então vamos aliar esses aparelhamentos ao adequado treinamento”, pontuou o secretário.
O programa também está alinhado às políticas públicas de promoção da igualdade de gênero, reconhecendo a importância da formação especializada para ampliar a participação das mulheres em áreas estratégicas da segurança.
A primeira-dama do Estado, Priscila Flores, foi escolhida madrinha do programa Atena e lembrou que o curso é inédito e que vai capacitar as servidoras em diversas áreas.
“Durante o curso, as participantes terão acesso a conteúdo essenciais para o desempenho operacional, entre eles atendimento pré-hospitalar, legislação da Lei Maria da Penha, armação, munição e tiro e o desenvolvimento de liderança, autoconfiança e habilidades técnicas”, disse a primeira-dama.
O lançamento do projeto representa um avanço significativo na promoção de uma segurança pública mais eficaz, inclusiva e representativa no estado.
A proposta do projeto prevê uma formação estruturada, com critérios técnicos e metodologias específicas, garantindo qualidade no processo de ensino e aprendizado das participantes.
Lauane Lopes da Silva, é a primeira soldado do Corpo de Bombeiros a participar do programa Atena. Ela enfatizou que o curso tem muito a agregar no preparo técnico da corporação.
“Penso em me especializar e adquirir bastante conhecimento visto que o bombeiro atua em cenários complexos e esse preparo será fundamental para reconhecermos todos os riscos”, disse a soldado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!