Governo do Amapá capacita acadêmicos da saúde para atuarem como monitores do projeto Samuzinho
Projeto transforma acadêmicos em multiplicadores de conhecimento e crianças em agentes de prevenção.
O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 14, a capacitação de 11 acadêmicos da área da saúde que passam a atuar como monitores do projeto Samuzinho, iniciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Estadual. O treinamento segue até sexta-feira, 16, nos turnos da manhã e da tarde, no auditório do Centro de Regulação Estadual, no bairro Pacoval, em Macapá.
A formação prepara os monitores para multiplicarem conhecimentos em primeiros socorros, urgência e emergência junto às 40 crianças inscritas no projeto neste ano. O conteúdo é teórico e prático, repassado pelo Núcleo Ensino em Urgência (NEU) e inclui avaliação no trauma, controle de hemorragias e choque, emergências obstétricas e pediátricas, atendimento a ferimentos, crises convulsivas, entre outros temas essenciais ao atendimento pré-hospitalar, que serão repassados em vários módulos.
Entre os participantes está a estudante de enfermagem Tainara Reis, de 21 anos, que destaca a relevância do projeto para a formação profissional e humana.
“Eu sempre quis atuar na área da saúde e ajudar as pessoas com os meus conhecimentos. Quando me inscrevi no Samuzinho, conversei com colegas que já tinham participado e compreendi a importância do projeto. Isso despertou ainda mais o meu interesse, principalmente pelo aprendizado prático em urgência e emergência. Saber como socorrer uma pessoa é fundamental, e aqui temos a oportunidade de vivenciar esse conhecimento na prática”, afirmou Tainara.
De acordo com a coordenação do projeto, a capacitação inicial é apenas a primeira etapa do processo formativo dos monitores.
“Durante esses três dias, estamos repassando conhecimentos fundamentais em urgência e emergência, que servirão de base para a atuação no Samuzinho. Ao longo do ano, teremos outras capacitações e atualizações, para garantir que todos estejam cada vez mais preparados e seguros para atuar e compartilhar esse aprendizado”, destaca Rosemeire Pinto, coordenadora do projeto.
Os acadêmicos foram selecionados por meio de processo seletivo com entrevista e prova prática, conforme critérios previstos em edital lançado pelo Samu no ano passado. A iniciativa busca assegurar que os monitores estejam tecnicamente qualificados para repassar as informações de forma segura e didática ao público infanto-juvenil.
O projeto Samuzinho já formou dezenas de crianças e adolescentes no estado, contribuindo para a educação em saúde, o incentivo a futuras carreiras na área e a conscientização sobre o uso correto do serviço de urgência, especialmente no combate ao trote, prática que prejudica o atendimento à população.
As aulas do Samuzinho iniciam no dia 7 de fevereiro, com encontros quinzenais, aos sábados, ao longo de um ano, integrando as ações do Governo do Amapá voltadas à promoção da saúde, prevenção e fortalecimento da rede de urgência e emergência.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!