Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Amapá recebe pesquisadores e avalia proposta de Programa Estadual de Tratamento de Feridas

Reunião discutiu parceria para implantação de ambulatórios especializados e inovação no cuidado aos pacientes pelo SUS

Por Karla Marques
15/01/2026 13h05
Na reunião, foi apresentado um levantamento realizado a partir de dados do SUS sobre o tratamentos de feridas

O Governo do Amapá reuniu na quarta-feira, 14, com pesquisadores e representantes da área da saúde para conhecer e avaliar a proposta de implantação do Programa Estadual de Tratamento de Feridas. O encontro aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O objetivo da reunião foi discutir uma possível parceria com o Governo para fortalecer o cuidado especializado na rede pública de saúde, com foco na padronização dos tratamentos e na ampliação do acesso pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro, os pesquisadores apresentaram um levantamento realizado a partir de dados dos sistemas do SUS, que permitiu mapear como os tratamentos de feridas são realizados atualmente. Com base nesse diagnóstico, foi apresentada a proposta de implantação de ambulatórios especializados dentro das unidades hospitalares já existentes, aproveitando a estrutura da rede estadual e promovendo a capacitação dos profissionais de saúde.

O objetivo da reunião foi discutir uma possível parceria com o Governo para fortalecer o atendimento especializado na rede pública de saúde

O projeto tem como foco o tratamento de feridas complexas, especialmente úlceras diabéticas, que representam uma das principais causas de amputações quando não tratadas adequadamente. A proposta também prevê a utilização de novas formulações farmacêuticas desenvolvidas a partir de bioativos da Amazônia, como o jucá, resultado de pesquisas científicas conduzidas ao longo de mais de 30 anos.

De acordo com o CEO da Amazoncure, Frank Portela, a iniciativa pode colocar o Amapá na vanguarda da inovação em saúde pública.

“É um produto com capacidade de beneficiar a população pelo SUS de forma escalonada. O Amapá tem a possibilidade de ser o primeiro estado do país a implementar esse tipo de tratamento dentro de um programa estadual estruturado”, destacou.

Além dos produtos, foram apresentados casos de sucesso já atendidos com a metodologia proposta e um aplicativo que permitirá o acompanhamento da evolução dos pacientes de forma mais clara e precisa, auxiliando tanto os profissionais de saúde quanto a gestão do sistema.

A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, destacou a relevância de iniciativas que integrem pesquisa científica, inovação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta será analisada pelas áreas técnicas da Sesa, que avaliarão a viabilidade e os impactos de sua eventual implantação na rede pública de saúde.

A secretária de Saúde, Nair Mota, e o professor e pesquisador da Unifap, José Carlos Tavares

Participaram da reunião a representante da Comissão de Feridas do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal), Marluci Lédo; o professor e pesquisador da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Carlos Tavares; o médico Talisson Taglialegna; e o CEO da Amazoncure, Frank Portela.

Serviços já existentes na rede estadual
O Governo do Amapá já conta com serviços estruturados de prevenção e tratamento de feridas na rede pública de saúde, por meio de comissões especializadas que atuam em unidades de referência, como o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal) e o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá.

No HCal, a Comissão de Feridas e Curativos realizou 851 atendimentos em 2024, voltados a pacientes com lesões complexas de grau 3 e 4. A maior parte dos casos envolve lesões por pressão e, em seguida, feridas em pés diabéticos. A equipe é composta por enfermeiras especialistas, incluindo estomaterapeutas e enfermeiras dermatológicas com ênfase em feridas, atuando exclusivamente com pacientes internados.

Além do tratamento, a comissão desenvolve ações contínuas de prevenção de lesões por pressão, identificando pacientes em risco e aplicando medidas preventivas. Segundo o hospital, os pacientes que apresentam esse tipo de lesão já dão entrada na unidade com o quadro instalado, não havendo registro de desenvolvimento dessas lesões durante a internação no HCal.

No Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), o Estado instituiu uma Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas com foco na assistência pediátrica. A iniciativa visa padronizar os cuidados e os tipos de curativos, acelerando a cicatrização e reduzindo o tempo de internação.

A comissão do HCA atua na avaliação de todos os tipos de lesões, na prevenção de feridas de pele e no planejamento de capacitações para os profissionais da unidade. O acompanhamento dos pacientes ocorre desde a avaliação inicial até a alta hospitalar.

A equipe multiprofissional do hospital é formada por médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionista. Além da assistência direta, o grupo coleta dados para a formação de um banco de indicadores hospitalares, contribuindo para o aprimoramento da gestão e da qualidade do atendimento.

Reunião discutiu parceria para implantação de ambulatórios especializados e inovação no atendimento aos pacientes pelo SUS

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde