Governo do Amapá realiza entregas, lança programas e fortalece o setor produtivo no Sul do Estado
A reforma e ampliação das sedes foram realizadas com recursos do Tesouro Estadual, visando a melhoria do atendimento aos produtores e das condições de trabalho dos técnicos do Rurap.
O Governo do Estado cumpriu, na sexta-feira, 16, uma ampla agenda institucional em Laranjal do Jari e no distrito de Água Branca do Cajari, com foco no fortalecimento do setor produtivo, na ampliação da assistência técnica e na entrega de estruturas administrativas e logísticas voltadas ao desenvolvimento rural.
Em Laranjal do Jari, o governo entregou o Complexo Administrativo do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), um espaço estruturado e equipado para atender às demandas do setor primário. A unidade conta com veículos e equipamentos para transporte terrestre e fluvial, garantindo maior mobilidade às equipes técnicas que atuam na região.
Durante a agenda, também foram entregues equipamentos do Programa Amapá + Mecanização, que atenderá os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, ampliando o acesso à mecanização agrícola. O Rurap apresentou ainda novas ferramentas do sistema Rurap + Gestão, voltado ao monitoramento das políticas públicas, com foco na eficiência e transparência da execução dos programas. O Complexo Administrativo contará, também, com o suporte da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), fortalecendo o atendimento a pecuaristas e criadores com assistência técnica e sanitária.
Outro destaque foi a doação de um kit de piscicultura do Rurap ao Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imapa), com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do pescado, apoiar produtores locais e ampliar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da piscicultura no sul do estado.
Segundo o diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, a entrega das sedes administrativas faz parte do planejamento estratégico de ações do instituto no município.
“As unidades contam com estrutura moderna para atender a extensão rural e apoiar a atuação de outros órgãos dos governos estadual e federal. Também entregamos um veículo para fortalecer o trabalho das equipes de assistência técnica, garantindo acompanhamento direto às famílias produtoras da região”, destacou Kelson.
Ele ressaltou que a reforma e ampliação das sedes foram realizadas com recursos do Tesouro Estadual, representando um investimento do Governo do Amapá na melhoria do atendimento aos produtores e nas condições de trabalho dos técnicos do Rurap, reforçando o compromisso de avançar nas ações no campo.
O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Camilo Capiberibe, reafirmou o compromisso da instituição com o desenvolvimento rural do Amapá, em parceria com o Rurap, considerado estratégico na execução da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
“Atualmente, o programa ATER Mulheres beneficia 66 mulheres em Água Branca do Cajari com assistência técnica contínua e fomento produtivo. Além disso, atendemos 990 famílias na Resex Cajari, por meio do Rurap e da Agropan. Tudo isso é resultado do trabalho conjunto dos governos federal e estadual”, destacou Camilo.
No período da tarde, a agenda seguiu para a comunidade Água Branca do Cajari, onde foi entregue outro Complexo Administrativo do Rurap, equipado com veículos tipo pick-up e estrutura logística para acompanhamento das ações governamentais. A unidade dará suporte à execução de programas como Amapá Mulher, IEP, Anater, Rurap e, em breve, ao Programa Bolsa Verde, cujo segundo lote será executado no Baixo Cajari, dentro da área da Resex.
Para o agricultor Antônio Pinto Ramos, morador de Água Branca do Cajari, a entrega da sede local do Rurap totalmente reformada representa uma conquista aguardada há muitos anos.
“A nossa comunidade agradece pelo novo prédio e pela assistência técnica do Rurap. Já percebemos avanços não só no Alto Cajari, mas também no Médio e no Baixo Cajari, onde antes a política de assistência era mais difícil. A atual gestão tem ampliado o atendimento e isso demonstra o compromisso do nosso governador Clécio Luís com todos”, afirmou.
As ações integram um conjunto de investimentos estratégicos do Governo do Amapá voltados ao fortalecimento do setor primário, à promoção da inclusão produtiva, à melhoria das condições de trabalho no campo e à ampliação do apoio técnico e institucional aos produtores rurais, consolidando parcerias e impulsionando o desenvolvimento sustentável da região.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!