Governo do Amapá realiza visitas da corte às escolas de samba e reforça apoio ao Carnaval 2026
A programação das visitas segue nos próximos dias e irá contemplar as demais agremiações do carnaval amapaense.
O Governo do Amapá realizou, durante o mês de Janeiro, as tradicionais visitas da corte carnavalesca às escolas de samba do estado, fortalecendo o diálogo com as agremiações e reafirmando o compromisso com a valorização da cultura popular amapaense. A agenda percorreu quatro grandes nomes do carnaval local: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.
Durante as visitas, representantes do governo estadual foram recebidos por dirigentes, mestres de bateria, passistas e integrantes das comunidades, em um momento marcado por emoção, expectativas e muito samba no pé. A presença da corte simboliza o reconhecimento da importância histórica e social das escolas de samba, que desempenham papel fundamental na identidade cultural do Amapá.
“Essas visitas da corte às escolas de samba representam o reconhecimento do Governo do Amapá à força da nossa cultura e ao trabalho desenvolvido pelas comunidades que constroem o carnaval todos os anos. O carnaval é um dos maiores impulsionadores do turismo e da economia criativa do estado, gerando emprego, renda e atraindo visitantes. Nosso compromisso é apoiar, valorizar e fortalecer cada agremiação, porque investir na cultura é também investir no desenvolvimento do Amapá”, destacou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.
A programação das visitas segue nos próximos dias e irá contemplar as demais agremiações do carnaval amapaense: Unidos do Buritizal, Império da Zona Norte, Embaixada do Samba Cidade de Macapá, Maracatu da Favela, Império do Povo e Solidariedade, ampliando o diálogo com todas as escolas que constroem o espetáculo carnavalesco no estado.
Além de celebrar a tradição carnavalesca, a iniciativa também permitiu acompanhar de perto os preparativos para os desfiles, ouvir demandas das agremiações e reforçar o apoio institucional para a realização de um carnaval organizado, seguro e grandioso. As escolas apresentaram parte de seus enredos, fantasias e alegorias, demonstrando o empenho coletivo para levar à avenida espetáculos que exaltam a cultura, a história e as raízes amazônicas.
Reforçando esse compromisso, o Governo do Amapá repassou R$ 10 milhões para fomentar o desfile das escolas de samba no Carnaval 2026. O investimento fortalece as tradições carnavalescas, contribui diretamente para a geração de emprego e renda e movimenta diversos setores da economia, como a cadeia da economia criativa, o comércio e os serviços.
Confira as próximas Visitas da Corte:
- 21 de janeiro, quarta-feira
- Unidos do Buritizal
- 23 de janeiro, sexta-feira
- Império da Zona Norte
- 24 de janeiro, Sábado
- Embaixada do Samba Cidade de Macapá
- 30 de janeiro, sexta-feira
- Maracatu da Favela
- 6 de fevereiro, sexta-feira
- Império do Povo
- 7 de fevereiro, sábado
- Solidariedade
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!