Fórum Estadual de Saúde Mental discute saúde do trabalhador no Amapá
6ª edição do evento integra programação do Janeiro Branco e reúne profissionais da Rede de Atenção Psicossocial.
O Governo do Amapá realizou, nesta terça-feira, 20, a 6ª edição do Fórum Estadual de Saúde Mental, com o tema Saúde do Trabalhador. O encontro aconteceu no auditório do Immes, em Macapá, e faz parte da programação do Janeiro Branco, campanha nacional voltada à conscientização sobre saúde mental e emocional.
O fórum reuniu profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) das esferas estadual, municipal e federal, além de usuários dos serviços, com o objetivo de promover o debate e a construção de políticas públicas voltadas ao cuidado com a saúde mental dos trabalhadores.
De acordo com o coordenador estadual de Saúde Mental interino, Ivã Zorthea, o evento fortalece o diálogo entre os serviços e evidencia uma realidade preocupante.
“Essa é a sexta edição do Fórum Estadual de Saúde Mental, um espaço em que toda a Raps se une para discutir políticas públicas. O tema saúde do trabalhador está em destaque porque percebemos um trabalhador cansado, adoecido ou em processo de adoecimento, muitas vezes em razão do ambiente de trabalho e também de questões pessoais”, afirmou.
Durante o encontro, também foram apresentadas iniciativas em andamento para ampliar o cuidado com os profissionais da saúde. Segundo Ivã Zorthea, a Coordenação Estadual de Saúde Mental, em parceria com o Núcleo Estadual de Justiça em Saúde Pública (Nejesp), está finalizando o projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’, que deve ser iniciado em breve.
“Nosso objetivo é acolher o profissional da saúde, que muitas vezes enfrenta jornadas exaustivas, múltiplos vínculos de trabalho e longos plantões. Para termos uma rede qualificada, precisamos de profissionais com saúde e estrutura adequada para trabalhar”, destacou.
O coordenador também destacou os investimentos do Governo do Estado na melhoria da estrutura da Rede de Atenção Psicossocial, como a reforma do Caps Gentileza e a mudança de sede do Caps AD.
“Essas melhorias impactam diretamente na qualidade de vida do servidor. Um profissional que trabalha em um ambiente adequado se sente respeitado, valorizado e isso reflete na sua saúde mental e no atendimento prestado à população”, afirmou.
Participante do fórum, o servidor do Caps Conviver, Sidney Rodrigues Macedo, ressaltou a importância da retomada da pauta da saúde do trabalhador no estado.
“Por muito tempo essa área ficou desativada no Amapá. Eu mesmo enfrentei um problema de saúde mental há cerca de dez anos e não encontrei suporte específico. Hoje, já temos um centro de referência e políticas voltadas para a saúde do trabalhador, e agora o desafio é fortalecer esses mecanismos e garantir um atendimento de qualidade”, pontuou.
O Fórum Estadual de Saúde Mental acontece de forma trimestral e é aberto ao público, profissionais da saúde e usuários dos serviços. A proposta é identificar as principais demandas relacionadas à saúde mental do trabalhador e, a partir disso, contribuir para a formulação de políticas públicas que promovam melhores condições de trabalho e qualidade de vida no estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!