Governo do Amapá investe na modernização e avança no sistema de gestão de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde
Técnicos e servidores começam o treinamento para operar a nova plataforma E-SUS Regulação, do Ministério da Saúde, que garante mais agilidade no atendimento, marcação de consultas, exames e outros procedimentos ambulatoriais.
O Governo do Amapá segue investindo na modernização da Saúde e avança na integração do sistema de gestão de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) com a implantação da plataforma E-SUS Regulação, do Ministério da Saúde. A iniciativa fortalece a organização da rede estadual, amplia a transparência e garante mais agilidade no atendimento aos usuários, especialmente na marcação de consultas, exames e outros procedimentos ambulatoriais.
Como parte desse processo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está promovendo a capacitação técnica de servidores da Central Estadual de Regulação e de profissionais das unidades de saúde. O objetivo é preparar as equipes para a operacionalização da nova ferramenta, que integra dados dos pacientes em uma base nacional, permitindo maior controle das filas de espera e priorização conforme a necessidade clínica de cada caso.
De acordo com o coordenador da Central Estadual de Regulação, Aldecy de Oliveira Serrão, a mudança será feita de forma planejada e segura.
“Estamos realizando uma capacitação interna com nossos profissionais para o uso do E-SUS Regulação, que é a plataforma do Ministério da Saúde criada para substituir o Sisreg, hoje já considerado obsoleto. A transição será sistemática e gradual, com previsão de início da regulação ambulatorial pelo novo sistema a partir de março de 2026”, explica Serrão.
Integrado à RNDS
O E-SUS Regulação é uma plataforma gratuita, totalmente integrada à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), a mesma utilizada pelo DataSUS. Essa integração permite que informações clínicas circulem com mais rapidez e segurança entre os serviços, reduzindo retrabalho, falhas de comunicação e o tempo de espera do usuário.
“Diferentemente do Sisreg, que utilizamos atualmente na rede estadual, o novo sistema apresenta melhor performance, mais recursos tecnológicos e maior capacidade de organização da regulação ambulatorial”, pontua.
E-SUS - Regulação na prática
Na prática, o E-SUS Regulação será utilizado para gerenciar consultas em diversas especialidades e exames, incluindo os de média e alta complexidade, como os de imagem, e outros procedimentos ambulatoriais, como pequenas cirurgias, radioterapia, nefrologia e atendimentos realizados em unidades como o Centro de Atendimento Especializado (CAE).
“Já a regulação hospitalar, que envolve leitos, internações, cirurgias e UTIs, continuará sendo realizada pelo Sisreg, até a implantação de um sistema próprio do Estado, que ainda vem sendo criado”, destaca o coordenador.
Capacitação é fundamental
Além da equipe da Central de Regulação, profissionais das unidades solicitantes e executantes também passarão por treinamento. São médicos, enfermeiros e técnicos que, diariamente, solicitam ou realizam consultas e exames e que, a partir da migração, utilizarão exclusivamente o E-SUS Regulação.
“Não se trata apenas de trocar de sistema, mas de qualificar todo o processo de trabalho. Saímos de uma plataforma estática para um sistema moderno, que vai dar mais celeridade ao atendimento e beneficiar diretamente o usuário do SUS”, reforçou Serrão.
Papel estratégico
A Central Estadual de Regulação tem papel estratégico ao garantir que os procedimentos de saúde sob gestão do estado sejam ofertados de forma correta e com prioridade, conforme a gravidade de cada caso.
Com a adoção do E-SUS Regulação, o Governo do Amapá fortalece a rede pública de saúde, melhora o uso dos recursos públicos e dá mais um passo para assegurar um atendimento mais justo, eficiente e humanizado à população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!