Servidores do Governo do Amapá acompanham avanço das obras do Parque Residência, em Macapá
Durante a visita, técnicos responsáveis pelas obras apresentaram detalhes sobre as etapas já executadas, os investimentos aplicados e os benefícios esperados para a população.
Servidores do Governo do Amapá realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do Parque Residência, em Macapá. A obra do Governo do Estado está com entrega prevista para fevereiro deste ano. Durante a agenda, os técnicos responsáveis apresentaram as etapas já executadas, os investimentos realizados e os benefícios esperados para a população.
Com o objetivo de criar um novo espaço de valorização da cultura amapaense, as obras incluem a requalificação do imóvel que, por muitos anos, funcionou como Residência Oficial, localizado no Centro de Macapá. A visita contou com a presença de secretários e secretárias do eixo econômico, permitindo que os servidores conhecessem de perto o espaço que será transformado em um centro de valorização da memória e do patrimônio histórico.
Denominado “Parque Residência”, o projeto integra o Plano de Governo da atual gestão e tem como foco a preservação e modernização do patrimônio público. O espaço contará com um caminho curvilíneo em concreto, inspirado em formas de folhas e cercado por plantas regionais, criando um ambiente fluido, sustentável e com identidade cultural.
“Essa visita é muito importante para acompanharmos de perto o avanço de obras estratégicas para o Amapá. A antiga Residência Oficial será um espaço institucional que garantirá mais estrutura e representatividade ao Governo do Estado. Nosso compromisso é assegurar qualidade, transparência e cumprimento dos prazos, para que a população possa colher os resultados a partir de 2026”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Edivan Andrade.
Com a inauguração do Parque Residência, também será lançado o projeto “Salvaguarda da Memória do Macapá Hotel e da Residência Oficial do Governo do Estado do Amapá”, que tem como objetivo preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural do estado, promovendo o resgate da memória de dois dos mais emblemáticos edifícios públicos do Amapá.
A iniciativa permitirá que as novas gerações compreendam a história local por meio da preservação de bens imóveis, objetos, documentos e outros itens que pertenceram a ex-governadores, vice-governadores e governadoras que administraram o estado ao longo dos anos.
Nesse contexto, também foi desenvolvido o projeto do Memorial e da Exposição Museológica, voltado ao resgate, à valorização e à preservação do legado histórico dessas construções, reafirmando seu papel como patrimônios vivos da cultura amapaense.
Durante o lançamento oficial do projeto, foi iniciada a campanha de Aquisição de Acervos do Macapá Hotel e da Residência Oficial, com o objetivo de arrecadar artefatos, documentos, depoimentos e narrativas de pessoas que tenham relação com a história desses espaços e da região.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!