Parceria entre Governos do Estado e Federal promove ação “Brasil na Rua” na capital amapaense
Iniciativa interministerial oferta diferentes serviços e destaca a emissão da ID Jovem para a juventude local.
Em mais uma parceria estratégica entre os Governos do Estado e Federal, a capital amapaense recebe a ação interministerial “Brasil na Rua”, com a oferta de diferentes serviços na Escola Estadual Maria Neuza do Carmo de Souza, no Bairro Jardim Felicidade I, nesta quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23. Entre os atendimentos está a emissão da ID Jovem (Identidade Jovem), benefício voltado para jovens brasileiros de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.
A iniciativa integra o conjunto de ações da gestão estadual voltadas à promoção de direitos, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas direcionadas à juventude. A proposta é facilitar o acesso da população a serviços essenciais, concentrando, em um único espaço, atendimentos de diferentes áreas, de forma gratuita e acessível.
Durante os dois dias de programação, a comunidade poderá contar ainda com orientações sobre diversos programas sociais, atendimentos de cidadania, serviços de saúde, apoio jurídico e ações educativas. A expectativa é atender estudantes, jovens e moradores do entorno, garantindo informação qualificada e a efetivação de direitos básicos.
“Nessa Feira da Cidadania, estamos ofertando vários serviços para a população e para a nossa juventude, entre eles a ID Jovem. O Governo do Amapá é diferenciado na política de juventude. Temos tido muitos avanços: a Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) é a única secretaria do Norte do país criada pelo governador Clécio Luís. Somos uma secretaria com autonomia. São muitas oportunidades de qualificação e projetos, como o Amapá Jovem, que é uma das maiores políticas públicas do nosso país, além de muitos outros que o Governo do Estado oferece hoje para a juventude amapaense”, destacou a secretária de Estado da Juventude, Priscila Magno.
Para a juventude, a emissão da ID Jovem, um dos destaques da ação, representa uma grande oportunidade, pois amplia o acesso a benefícios importantes, como o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além da gratuidade ou desconto no transporte interestadual, contribuindo diretamente para a mobilidade, o lazer e a inclusão social dos jovens.
A estudante Júlia da Silva, de 18 anos, cursa o primeiro ano de Fisioterapia e aproveitou a oportunidade ofertada pela ação integrada entre os governos federal e estadual para ter acesso a programas sociais desenvolvidos como políticas públicas para a juventude e, assim, emitir a ID Jovem.
“Eu aproveitei a chance dessa grande ação que está ocorrendo aqui para adquirir essa carteira, que garante tantos benefícios para nós, jovens. Como estudante, em busca dos meus sonhos e ainda construindo minha vida profissional, é uma excelente oportunidade ter acesso a esse benefício que foi feito para a gente. Então, já que o Governo do Estado oferece essa oportunidade para nós, eu não podia deixar de aproveitar”, declarou a jovem.
A ação “Brasil na Rua” reforça o compromisso do poder público em estar mais próximo da população, levando serviços diretamente aos territórios e promovendo cidadania de forma prática e integrada, especialmente para públicos historicamente mais vulneráveis.
“Essa é uma iniciativa organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, um ministério diretamente ligado ao presidente Lula, que tem a função de construir a relação com os movimentos sociais e a sociedade. A intenção é levar o máximo de serviços públicos federais aos territórios, para que a população tenha acesso e conheça seus direitos. Aqui, tudo isso é construído em parceria com o Governo do Amapá e a Secretaria de Juventude”, ressaltou o diretor de Programas e Projetos de Juventude da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Barbosa.
Na capital amapaense, estão sendo ofertados atendimentos e perícias do INSS, vacinação para todas as idades, microchipagem de cães e gatos, emissão da ID Jovem, além da Carreta da Defensoria Pública do Amapá, do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), do programa Mais Sorriso, do Agora Tem Especialistas e da Carreta Delas.
ID Jovem
A ID Jovem (Identidade Jovem) é um documento digital que garante benefícios a jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Com a ID Jovem, é possível ter acesso à meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos, além do direito a vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. O documento pode ser emitido gratuitamente e tem validade em todo o território nacional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!