'Sempre tive medo de ele se perder. Agora fico tranquila, sei que ele pode ser identificado', diz estudante atendida na ação de chips para animais
Para Rayssa Juarez e seu cachorro Tony, o chip representa proteção, pertencimento e um novo olhar do poder público para o bem-estar animal.
Com Tony no colo e um sorriso tímido no rosto, a estudante Rayssa Juarez, moradora do Bairro Jardim Felicidade I, aguardava sua vez em uma das tendas montadas na Escola Estadual Maria Neuza do Carmo de Souza. Ela não estava ali apenas em busca de um serviço público, mas garantindo mais segurança e cuidado para um membro da família. Pela primeira vez, seu cachorro foi microchipado gratuitamente durante a ação interministerial “Brasil na Rua”, realizada em parceria com o Governo do Amapá.
“Sempre tive medo de ele se perder. Agora fico tranquila, sei que ele pode ser identificado. Isso é um avanço para nós, donos de animais de estimação, e melhor ainda por termos esse serviço de forma gratuita”, contou Rayssa, enquanto acompanhava o procedimento realizado pela equipe técnica.
A microchipagem de cães e gatos é um dos destaques da ação, que acontece nesta quinta-feira, 22, e segue até sexta-feira, 23, em Macapá. O pequeno dispositivo, implantado sob a pele do animal, armazena informações do tutor e garante identificação permanente, auxiliando na devolução em casos de perda, no combate ao abandono e no fortalecimento das políticas de proteção animal.
Para Rayssa, a iniciativa vai além dos cuidados.
“É a primeira vez que vejo um serviço desses tão perto de casa. A gente se sente lembrada”, afirmou.
A ação “Brasil na Rua” reúne, em um único espaço, diversos serviços essenciais, como atendimentos e perícias do INSS, vacinação para todas as idades, emissão da ID Jovem, além da Carreta da Defensoria Pública do Amapá, do Hemoap, do programa Mais Sorriso, do Agora Tem Especialistas e da Carreta Delas, funcionando até as 18h.
Após passar pelo Distrito Federal e por São Paulo, esta é a terceira edição do “Brasil na Rua” no país, aproximando serviços públicos das pessoas que mais precisam.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!