Governo do Amapá avança na urbanização da Orla do Aturiá, em Macapá, com a concretagem de quadra Poliesportiva
O complexo conta com um conjunto diversificado de equipamentos públicos, entre eles, duas quadras poliesportivas.
O Governo do Amapá segue avançando na obra de urbanização da Orla do Aturiá, no Bairro Araxá, em Macapá, que vai transformar a área às margens do Rio Amazonas em um novo espaço público voltado ao lazer, à prática esportiva e à convivência social. O projeto integra o pacote de investimentos estruturantes da gestão estadual e é executado com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, destinados à requalificação urbana e turística da capital.
No canteiro de obras, os serviços avançam em diferentes frentes, com a concretagem de uma das quadras poliesportivas, o assentamento de bloquetes de concreto nas áreas de circulação, a construção de meio-fio e linha d’água, além da execução de bocas de lobo e poços de visita para drenagem. Os serviços de drenagem, confecção de meio-fio e implantação de bocas de lobo fazem parte de um conjunto de intervenções técnicas voltadas à contenção e à estabilidade do solo da área, que sofre influência direta da força das marés.
Antes da execução das estruturas, o terreno passou por preparação específica, com reforço da base e adequação do nível do solo, conforme o projeto de engenharia, para evitar processos de erosão e o chamado “cedimento” do terreno ao longo do tempo.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre, a obra da Orla do Aturiá está sendo executada com base em critérios técnicos de engenharia, considerando as características do solo e a influência das marés.
“Todo o projeto foi pensado para garantir segurança e durabilidade. Houve preparação do terreno, reforço da base e implantação de um sistema de drenagem que evita o desgaste do solo ao longo do tempo. Estamos entregando uma estrutura sólida, feita para durar, como o povo amapaense merece”, afirmou o secretário.
Após concluída, a Orla do Aturiá contará com calçadas acessíveis em piso intertravado, sistema completo de drenagem, áreas de convivência, espaços para eventos, playground, quadras esportivas e arquibancadas em concreto armado, além de paisagismo e iluminação pública. A proposta é criar um ambiente integrado para famílias, atletas e visitantes, fortalecendo a relação da cidade com o rio e ampliando as opções de lazer da população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!