‘Fizemos a reestruturação dos quadros militares’, enfatiza Teles Júnior durante aula inaugural do Curso de Formação de Sargentos do Corpo de Bombeiros
Vice-governador também destacou o trabalho estratégico do Governo do Amapá com a promoção de mais de 1,1 mil bombeiros entre 2023 e 2025.
Sentimento de valorização e compromisso com uma sociedade mais segura marcaram a aula inaugural do Curso de Formação de Sargentos do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), realizada nesta segunda-feira, 26. Na cerimônia, o vice-governador Teles Júnior destacou que a oportunidade de promoção dos 137 soldados e cabos dos quadros combatente e especial faz parte da política do programa de governo Amapá Mais Seguro. Segundo ele, a medida é resultado do empenho do Governo do Estado no aprimoramento do sistema de segurança pública e da defesa social.
“Fizemos a reestruturação dos quadros militares como forma de valorizar esses profissionais, que têm todo o respeito do Governo e da sociedade. Tivemos avanços, como a nova tabela [salarial] da segurança pública, foram várias leis aprovadas para assegurar previsibilidade para a carreira dos bombeiros e policiais militares, e o curso de sargentos que inicia hoje é mais uma carreira para estes profissionais, com benefícios diretos para a população”, afirmou Teles Júnior.
O vice-governador também destacou números que refletem a prioridade dada pela gestão estadual para o reconhecimento destes servidores. Foram mais de 1,1 mil bombeiros militares promovidos desde 2023, além de 1.041 vagas abertas em cursos de capacitação e aperfeiçoamento, que refletem diretamente na qualidade das operações de busca, salvamento e combate a incêndios prediais e florestais.
“O chamamento de novos concursados [do CBM/AP], com a nova turma, vai somar quase 700 novos soldados. O curso de sargentos forma os comandantes das guarnições de serviço, superiores imediatos desses praças, portanto, parte fundamental e indispensável da hierarquia militar”, pontuou o comandante-geral do CBM/AP, Coronel Pelsondré Martins.
‘É uma realização profissional’
Já são 11 anos que a proteção das pessoas e a preservação do patrimônio, seja na água, em meio ao fogo, em locais de difícil acesso e outras situações de alto risco fazem parte da rotina da aluna-sargento Cíntia Alencar. Ela descreve a expectativa com a oportunidade de adquirir maior qualificação, novas atribuições e de ser promovida à graduação de 3º sargento ao final do curso.
"Nós aguardamos muito por este momento, que representa uma realização tanto profissional quanto pessoal. Quero agradecer ao Governo do Estado por reorganizar nossos quadros e a pirâmide de promoções. O dia de hoje é de celebração de uma vitória que não é apenas nossa, mas também de todos os nossos familiares”, ressaltou a bombeira.
Felicidade compartilhada também pelo Cabo Marielson Nascimento que, agora na condição de aluno-sargento, se prepara para a intensa formação prevista para durar cerca de cinco meses.
“Sou da turma de 2015, e isso é uma felicidade para nós e também para nossas famílias. A partir deste curso, vamos ocupar novos espaços à frente das equipes de socorro, uma responsabilidade muito grande que estamos assumindo”, enfatizou o militar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!