Governo do Amapá realiza Seminário de Educação Ambiental para capacitação de gestores dos 16 municípios
Gestores municipais de meio ambiente participaram de um encontro com foco em orientação e capacitação técnica para desenvolver políticas públicas voltadas à preservação ambiental.
Com o objetivo de fortalecer e aprimorar a atuação das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, o Governo do Estado realizou o 1º Seminário de Educação Ambiental nesta segunda-feira, 26, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
“A educação ambiental é um processo permanente, interdisciplinar e participativo, que visa à construção de conhecimentos, valores, competências e atitudes voltadas à conservação do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável”, destacou a coordenadora Renata Camila.
Representantes de todos os municípios participaram do evento, buscando aprimoramento e capacitação técnica, com o intuito de promover a integração das políticas públicas de gestão ambiental e agenda climática, em consonância com o novo marco legal socioambiental do Estado do Amapá.
De acordo com a secretária adjunta da Sema, Cleane Pinheiro, o encontro com os secretários municipais marcou o Dia Mundial da Educação Ambiental. Instituída em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça a importância de formar cidadãos conscientes e responsáveis pela preservação global.
Entre os temas apresentados estiveram: educação ambiental como instrumento estratégico para a gestão municipal; da norma à prática; como estruturar as Comissões Municipais de Educação Ambiental; avanços legais e impactos para a gestão ambiental municipal, entre outros.
Ações realizadas em referência a data
A data é celebrada com palestras, oficinas e atividades educativas em escolas, parques e zooparque, incentivando o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.
A educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Oiapoque, Josete da Costa, representou o titular Esaú Macena.
“Nosso município está no centro das discussões sobre este tema, principalmente em relação à industrialização do setor de petróleo e gás, além da chegada de empresas de diversos segmentos à cidade”, destacou a coordenadora.
Segundo ela, algumas entidades já estão instaladas no município, desenvolvendo atividades em diferentes setores.
Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e vivências ambientais de suas cidades e receber orientações técnicas relevantes para a conservação ambiental. Foi anunciada também a implantação da Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental do Amapá.
O secretário municipal adjunto de Meio Ambiente de Santana, Marcos Keines, comentou que o seminário se destaca pela relevância do tema, considerando a atual realidade do estado.
A educação ambiental, conforme ressaltado, constitui-se como uma ferramenta estratégica de gestão pública e social, fortalecendo a capacidade da sociedade e das instituições de planejar, implementar e monitorar políticas ambientais.
Por meio dela, é possível qualificar a tomada de decisão, prevenir impactos, estimular práticas sustentáveis e promover a corresponsabilidade entre poder público, setor produtivo e comunidade.
O objetivo central é capacitar a sociedade para atuar de forma consciente e técnica, integrando dimensões ambientais, sociais, econômicas e culturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!