‘Foi uma rotina intensa, mas valeu a pena’ afirma estudante da rede estadual aprovado em Jornalismo na Unifap
Luís Eduardo, de 18 anos, estudou na Escola Estadual José do Patrocínio, na Fazendinha. O resultado reforça o impacto da Central do Enem na preparação de alunos da rede pública estadual.
O resultado do Processo Seletivo 2026 da Universidade Federal do Amapá (Unifap), divulgado na última sexta-feira, 23, confirmou a aprovação de estudantes da rede pública estadual em diversos cursos de graduação, evidenciando o impacto das políticas educacionais desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Entre as ações de destaque está a Central do Enem, integrada à iniciativa Educação que Transforma.
Ao todo, o PS Unifap 2026 ofertou 1.620 vagas distribuídas entre cursos presenciais nos campi de Macapá e Santana, com ingresso por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acompanhamento do processo, incluindo editais, convocações e resultados finais, é realizado pela Divisão de Processos Seletivos e Concursos (Depsec) da universidade.
Entre os aprovados está Luís Eduardo, de 18 anos, ex-aluno da Escola Estadual José do Patrocínio, na Fazendinha, e agora calouro do curso de Jornalismo da Unifap. Ele destaca a dedicação exigida durante a preparação para o vestibular.
“Eu trabalhava de manhã, ia para a escola à tarde e, quando saía, seguia direto para o cursinho. Estudava das sete da noite até as dez horas, chegava em casa quase meia-noite e ainda revisava os conteúdos quando dava. Dormia pouco, fazia simulados durante a semana e mantinha o foco. Foi uma rotina intensa, mas valeu a pena”, relatou Luís.
Luís Eduardo afirma que o ingresso no ensino superior representa a realização de um sonho antigo e a oportunidade de seguir carreira na área da comunicação.
“Sempre quis ser jornalista. Eu me inspiro muito em profissionais da comunicação aqui da região Norte, e hoje poder estar na universidade é a concretização desse sonho”, completou o mais novo calouro de Jornalismo.
A lista de aprovados também inclui Maria Luiza, de 18 anos, ex-aluna da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, no Bairro Pantanal, em Macapá, e agora caloura do curso de Farmácia da Unifap. Ela destaca a contribuição das ações desenvolvidas pela Central do Enem durante o período de preparação.
“Foram dois anos de estudo com uma rotina bem puxada. Eu fazia cursinho, estudava na escola e sempre revisava os conteúdos em casa. Ter aulas da Central do Enem, principalmente de redação, fez muita diferença na minha aprovação”, afirmou Maria.
Para Maria Luiza, a conquista representa orgulho e novas perspectivas profissionais.
“Farmácia sempre foi o curso que eu quis fazer. A expectativa agora é muito grande; é um orgulho para mim e para minha família. Agora é seguir em frente”, comemorou.
Os resultados do PS Unifap 2026 refletem o trabalho contínuo desenvolvido ao longo do ano com estudantes da rede pública estadual, por meio de ações pedagógicas e estratégias de acompanhamento da Central do Enem, que também monitora o desempenho dos alunos em seleções como Sisu, ProUni, Unifap, Ueap e Ifap, fortalecendo o acesso ao ensino superior no Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!