Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Planejamento vai melhorar qualidade de vida nas aldeias do Oiapoque

Equipe de governo reuniu com representantes das comunidades e apresentou plano de trabalho em diversos setores

Por Redação
15/03/2017 15h14

Pontos relacionados ao fornecimento de energia, infraestrutura, educação, transporte e saúde foram os mais discutidos

O Governo do Amapá apresentou planejamento para melhorar a qualidade de vida da população indígena que vive nas comunidades ao longo do trecho norte da BR-156 e nos distritos do município de Oiapoque. Líderes de aldeias, vereadores e gestores do município participaram da reunião.

Os pontos relacionados ao fornecimento de energia, assistência social, infraestrutura, educação, transporte e saúde foram os mais discutidos. O governador do Amapá, Waldez Góes, e os secretários de cada segmento receberam as reivindicações desta população através de uma carta. Na oportunidade, informaram o trabalho que está sendo realizado e as ações futuras nestas áreas.

Entre as medidas para melhorar a geração de energia, Waldez anunciou aos indígenas a retomada do Programa Luz Para Todos que vai beneficiar parte das 51 comunidades localizadas na região. O retorno do projeto se deu após articulação do governo com o Ministério de Minas e Energia. O serviço será executado pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e deve ser reativado ainda em 2017.

“Serão R$ 150 milhões de investimento, sendo que 10% serão de contrapartida do Estado. A assinatura da retomada do programa será em abril. Comunidades como o Cassiporé e outras da região do Uaçá serão diretamente beneficiadas”, destacou o gestor.

A secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Nazaré Farias, explicou que o governo está buscando, por ora, otimizar e garantir a assistência às comunidades que ainda têm o fornecimento de energia dependente do transporte de óleo diesel.

“Cada comunidade tem sua cota de óleo. Estamos garantindo essa cota mensalmente, mas esbarramos em algumas dificuldades, como a falta de manutenção nos geradores, por exemplo, que não é de competência da Sims. Estamos buscando discutir junto com as prefeituras para que elas assumam esse serviço para que a população não seja prejudicada”, explicou.

O representante da comunidade de Santa Isabel, Cacique Jackson Santos, disse que é importante acompanhar esse trabalho junto as autoridades. “Eu acho que a energia é um assunto que todos caciques querem que seja dado uma atenção por parte do governo. Participando desta reunião, a gente qual trabalho está sendo feito para melhorar isso nas aldeias”, declarou.

Na área da infraestrutura, o governo informou que vai realizar a construção da Casa de Apoio ao Índio, no município de Oiapoque. O projeto será elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), que também atuará em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) na realização de reformas nas escolas localizadas na região.

“Vamos encaminhar técnicos para avaliar as condições dos prédios dos quais recebemos a reclamação, como o Casarão da Aldeia do Manga, para posteriormente atuarmos na reforma emergencial”, informou o titular da Seinf, João Henrique Pimentel.

Na saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai retomar as ações de atendimento médico no interior do Estado, contemplando as aldeias localizadas na região.

“A programação começa em abril. Essa ação de saúde contará com atendimento odontológico e oftalmológico, além de clínicos gerais. Esse trabalho também vai ter participação do Super Fácil, que vai atuar na emissão de documentos e da Sims que atuará na assistência social da população”, informou o titular da Sesa, Gastão Calandrini.

Na área de transportes, o governador Waldez Góes destacou a articulação junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), nas tratativas para a pavimentação do trecho Norte da BR-156.

Ainda restam 112 quilômetros da rodovia a serem asfaltados e esse serviço será feito pelo departamento. Até 2016, o governo do Estado cuidou da conservação e manutenção deste trecho.

“As empresas já foram contratadas e resta agora a assinatura da Ordem de Serviço para a retomada dos trabalhos. O Ibama já concedeu o licenciamento ambiental da área. É uma notícia que beneficia toda a população, mais ainda, os habitantes das aldeias que se localizam neste trecho”, frisaram Waldez.

A representante da comunidade Urukawá, Josieldo Orlando, falou que a rodovia asfaltada vai por fim nas dificuldades que os habitantes da região de Oiapoque sofrem durante o período de chuvas.

“A gente se prejudica muito com os atoleiros, que isolam as aldeias e dificulta nossa viagem para Macapá e até mesmo pra Oiapoque. Com esse asfaltamento vai melhorar bastante a nossa vida”, falou.

Na oportunidade, também foi anunciado pela equipe do governo, a manutenção do Ramal da Aldeia do Manga. O trabalho será feito pela Secretaria de Estado de Estado de Transportes (Setrap) até o fim de março.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!