Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSCENDENDO BARREIRAS

‘É um trabalho que estão fazendo para nós, que sempre fomos esquecidas’, diz cidadã atendida pelo projeto Transcendendo Barreiras do Governo do Amapá 

Monalisa de Lady Dark, de 56 anos, é mulher trans que aproveitou a tarde para renovar documentos, realizar consultas médicas e verificar assistência social e jurídica na ação do Habitacional Miracema, em Macapá.

Por Júnior Nery
28/01/2026 09h35
Monalisa de Lady Dark aproveitou o dia para regularizar documentos e fazer consultas médicas no Miracema, durante projeto Transcendendo Barreiras, do Governo do Amapá

Natural do arquipélago do Bailique, Monalisa de Lady Dark, de 56 anos, carrega no olhar a força de quem atravessou décadas de luta para existir com dignidade. Desde os 15 anos, ela se reconhece como mulher e aprendeu cedo que afirmar a própria identidade significava enfrentar preconceitos, exclusões e silêncios impostos pela sociedade. Nesta terça-feira, 27, no conjunto Miracema, essa trajetória ganhou um novo capítulo: o de acolhimento, acesso a direitos e reconhecimento.

Durante a ação do projeto Transcendendo Barreiras, do Governo do Amapá, Monalisa aproveitou para regularizar o CPF, buscar atendimento médico e acessar serviços sociais.

“Estou aproveitando para tirar meu CPF e me consultar. É um trabalho necessário para nós, que sempre fomos esquecidas”, afirmou. Para ela, a iniciativa representa um avanço concreto na vida de quem teve direitos negados por muitos anos.

Ação congregou diversas secretarias de estado em um único espaço, em referência ao mês da diversidade e Dia Nacional da Visibilidade Tans

Ao relembrar o passado, Monalisa não romantiza a própria trajetória. “Enfrentamos muitas coisas, muito preconceito, e isso ainda existe. As meninas mais novas hoje não passaram nem metade do que vivemos para ter um pouco de liberdade”, contou.

Ela citou nomes que marcaram a resistência contra a intolerância no Amapá na década de 1990, como Aretusa Belmor, Márcia Gabriele, Suzi Brasil, Júnior Beltrão e Ilário Abidalas, além de lembrar com emoção de lideranças já falecidas.

Apesar das marcas deixadas pelo preconceito, Monalisa reconhece avanços institucionais. “Hoje vejo o Governo do Estado acolhendo as pessoas, independentemente de gênero ou classe social. Mas o preconceito ainda aparece. O que falta para nós é oportunidade; podemos ser o que quisermos: médicos, professores ou psicólogos”, pontuou.

Ação congregou diversas secretarias de Estado em um único espaço, em referência ao mês da diversidade e Dia Nacional da Visibilidade Tans

Transcendendo Barreiras

O evento, que integra o Mês da Diversidade e antecede o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro), simboliza a busca pela cidadania plena. O coordenador de Saúde da População LGBTQIAPN+ da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Renato Nascimento, explicou que o projeto amplia o acesso às políticas públicas de forma descentralizada.

“A ideia é sair do centro e vir para a periferia, dialogar com a população que muitas vezes não consegue acessar os serviços públicos”, explicou.

A ação no Miracema contou com a participação integrada de diversas secretarias, oferecendo atendimentos de saúde, assistência social, emissão de documentos, orientação jurídica e serviços voltados à habitação e aos direitos humanos. A programação segue nesta quinta-feira, 29, com uma ação semelhante no Centro AMA-LBTI, localizado na Secretaria de Políticas para Mulheres (Rua São José, Centro), onde os mesmos serviços estarão disponíveis à população.

Serviços oferecidos na ação Transcendendo Barreiras (29/01):

  • Atendimento médico;
  • Serviço farmacêutico;
  • Triagem;
  • Atendimento psicológico;
  • Assistente social;
  • Vacinação;
  • Teste rápido;
  • Orientações jurídicas;
  • Acolher Amapá;
  • Massoterapia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde