Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Amapá lança Processo Seletivo Interno para professores do ensino modular

Seleção da Seed visa preencher vagas e formar cadastro de reserva para atuação nos ensinos Fundamental e Médio em áreas rurais.

Por Sharlot Sandim
29/01/2026 12h15
Os professores do ensino modular atuam em escolas do interior do Amapá

O Governo do Amapá lançou o edital do Processo Seletivo Interno para o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva de professores efetivos da rede estadual. Os selecionados atuarão no Sistema Organizacional Modular de Ensino (Some), nos níveis Fundamental e Médio.

ACESSE O EDITAL

O processo seletivo será realizado por meio de inscrição e análise curricular, sob coordenação de comissão instituída pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). A vigência do certame será de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período, conforme a necessidade da administração pública.

A Escola Estadual Rio Navio é uma das instituições de ensino modular

As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2026. Os interessados devem atender a critérios específicos, como:

  • Pertencer ao quadro efetivo do magistério estadual;
  • Possuir licenciatura na área de atuação;
  • Ter, no mínimo, dois anos de regência de classe;
  • Ter disponibilidade para atuar nas localidades definidas.
Paulo Lemos, secretário de Estado da Educação durante inauguração de uma escola de ensino modular

“O processo seletivo é mais uma ação do programa Educação que Transforma. Assim, conseguimos atender às necessidades imediatas da rede pública, garantindo a presença de professores em escolas localizadas em áreas rurais e de difícil acesso, assegurando o direito à aprendizagem em todas as regiões do estado”, explica o secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos.

O edital contempla vagas e cadastro de reserva em diversas áreas do conhecimento, incluindo Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Artes e Línguas Estrangeiras, entre outras.

Critérios de seleção

A classificação dos candidatos será feita com base em critérios de titulação acadêmica, experiência docente, cursos de formação, publicações científicas e premiações na área educacional, totalizando até 100 pontos. Em caso de empate, serão considerados critérios como maior titulação, produção científica e idade.

Os resultados, bem como todas as etapas, comunicados e convocações, serão divulgados exclusivamente no site oficial da Seed: www.seed.ap.gov.br.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação