Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

Centro de Valorização da Educação promove roda de conversa sobre saúde mental pelo Janeiro Branco

Ação reuniu profissionais multidisciplinares e servidores da rede estadual para fortalecer o cuidado com a saúde emocional e física.

Por Marcio Bezerra
29/01/2026 17h40
Momento de diálogo e conexão marca a roda de conversa sobre saúde mental realizada pelo CVeduc

Durante o mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, o Centro de Valorização da Educação (CVeduc) promoveu uma roda de conversa com servidores da rede estadual de ensino, em Macapá, na quarta-feira, 28. A iniciativa do Governo do Amapá integra as ações do Janeiro Branco, campanha nacional que incentiva o cuidado contínuo com a mente e o bem-estar emocional.

Profissionais de diferentes áreas da saúde e educação reforçaram a proposta de atendimento integral oferecida pelo Centro, que acolhe servidores e alunos da rede estadual de ensino.

O gerente de atendimento especializado do CVeduc, Mário Denis, informou que o Centro oferece suporte emocional e físico aos servidores da educação durante todo o ano.

“O CVeduc já oferta esse suporte emocional para servidores e alunos da rede estadual. Basta ter vínculo com a rede de educação para ter acesso aos atendimentos”, explicou o gestor.

Mário Denis, gerente de atendimento especializado do CVeduc

Segundo ele, os alunos são encaminhados pelas escolas após avaliação inicial feita por psicólogos ou assistentes sociais itinerantes. Já os servidores podem buscar atendimento diretamente, sem necessidade de encaminhamento.

Atendimento multiprofissional e saúde integral
O diferencial da instituição está na atuação de uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas.

“Não adianta cuidar só da mente e esquecer do corpo. Nosso trabalho busca o equilíbrio entre saúde emocional e física”, destacou Mário Denis.

Além dos atendimentos realizados na sede do centro, as ações também se estendem a atividades externas, como práticas corporais em espaços públicos.

Atividades físicas como aliadas da saúde mental
A profissional de educação física Jéssica Morena, que integra a equipe do CVeduc, explicou que o trabalho desenvolvido vai além das avaliações físicas.

“A educação física aqui abrange tanto o atendimento interno quanto externo. Atuamos de forma itinerante, levando palestras, avaliações e práticas funcionais para escolas e espaços públicos”, afirmou a profissional.

Jéssica Morena, profissional de Educação Física

Treino funcional, circuitos físicos, yoga, dança e atividades lúdicas fazem parte das ações internas e externas oferecidas pela instituição. Essas atividades acontecem, principalmente, na Praça Nossa Senhora de Fátima, três vezes por semana, beneficiando alunos e servidores públicos.

Janeiro Branco e o recomeço consciente
Segundo Jéssica, o Janeiro Branco traz uma reflexão necessária sobre metas, frustrações e recomeços.

“Muitas pessoas entram no ano novo cheias de metas e acabam se frustrando. Nosso trabalho é mostrar que cuidar da mente é essencial para alcançar qualquer objetivo, inclusive os físicos”, explicou.

Servidores relatam impactos positivos do atendimento
A servidora da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Sandra Oliveira, é usuária dos serviços do CVeduc e relata melhorias consideráveis em sua qualidade de vida.

“Comecei pelo atendimento com a nutricionista e depois descobri outras possibilidades, como avaliação física, atividades funcionais, yoga e agora também o acompanhamento psicológico”, contou.

Sandra Oliveira, servidora pública da Educação

De acordo com Sandra, o atendimento integrado tem sido fundamental para lidar com a rotina intensa do serviço público.

“Esse espaço valoriza o servidor. Aqui cuidamos da saúde mental, emocional e do corpo na totalidade”, completou a servidora pública.

Os atendimentos especializados do CVeduc estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no prédio localizado na Avenida Cora de Carvalho, n.º 2012, Bairro Santa Rita, Macapá.

A ação realizada pelo CVeduc durante o Janeiro Branco reforça a importância de enxergar a saúde mental como um cuidado permanente. Com uma abordagem integrada e humanizada, o centro se consolida como referência no apoio a servidores e alunos da rede estadual de educação, fazendo parte do programa Educação que Transforma.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação