Servidores da Segurança Pública do Amapá recebem orientações e cuidados sobre saúde mental e física em ação do Janeiro Branco
Evento no Museu Sacaca reuniu nesta quinta-feira, 29, forças de segurança para ciclo de palestras, massoterapia e orientações sobre saúde integral.
Música ao vivo, massoterapia e um café da manhã especial marcaram o encerramento simbólico da campanha Janeiro Branco na Segurança Pública, em Macapá. Servidores de diversas forças de proteção ao cidadão compareceram nesta quinta-feira, 29, no Museu Sacaca, para receber orientações e cuidados sobre saúde mental, ações de cuidado pessoal, alimentação adequada e estabilidade física.
Sob o lema "Na segurança pública, quem cuida da mente permanece de pé para cuidar da missão", o evento contou com participação ativa e integrada de servidores das polícias Civil, Militar, Científica, Penal, Ciodes e Corpo de Bombeiros. Quatro especialistas comunicaram estratégias de autocuidado que permeiam a saúde funcional e bem-estar; o compromisso diário com si; dicas de nutrição e o papel da prevenção.
"O investimento na Segurança Pública vai além da estrutura e integração. Ele passa, fundamentalmente, pelo cuidado com o ser humano. Como integrantes deste corpo único que protege a sociedade, precisamos reconhecer nossas limitações e a necessidade de acolhimento. Muitas vezes, sob o estigma de heróis, hesitamos em buscar ajuda, mas somos compostos por pessoas que enfrentam estresse e desafios diários na missão de proteger o povo amapaense", enfatiza o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Cezar Vieira.
Para o gestor, a saúde mental não pode estar fora da estratégia de proteção. Ações como esta, promovida pelo programa de Valorização dos Servidores de Segurança Pública (MQV) da Sejusp, garantem que o servidor tenha consciência de que não está sozinho e que sua saúde integral é prioridade. O evento contou com apoio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Governo Federal, e parceria com o Grupo Madre Tereza.
"É um momento fundamental para que possamos pausar e refletir sobre o nosso trabalho, nossa identidade e a forma como nos relacionamos com o próximo. Uma oportunidade para definirmos estratégias que melhorem nossa qualidade de vida e fortaleçam nossa saúde mental. Os investimentos que o Governo do Estado tem realizado, por meio da equipe da Sejusp, são essenciais. Temos visto avanços em frentes diversas, desde o combate à violência contra a mulher até cursos de aperfeiçoamento", reforçou a capitã CBM e psicóloga, Deyse Quintas.
A coordenadora do eixo de qualidade de vida da Sejusp, major CBM Priscilla Ozela, ressaltou que a campanha Janeiro Branco é um momento essencial de conscientização, mas que o objetivo é reforçar a importância da saúde mental para o servidor ao longo de todo o ano, visando reduzir as pressões e a ansiedade inerentes à missão institucional de proteger a sociedade.
"Sintetiza essa visão integral, reunindo especialistas para discutir desde o impacto da atividade física e da nutrição no bem-estar, até a implementação de rotinas psicológicas saudáveis no dia a dia. Encerramos com o compromisso de que o autocuidado deve ir muito além deste mês; ele deve ser um pacto diário com a nossa própria vida e com a nobre missão que exercemos em prol do cidadão", complementou a coordenadora.
Janeiro Branco da Segurança Pública
O foco na saúde mental dos agentes da segurança pública, nesta quinta-feira, 29, foi o ápice de uma programação extensa que percorreu delegacias, batalhões e centros de comando no Amapá ao logo de todo o mês. Entre as atividades, as palestras foram ministradas pelo personal trainer Alcemy Júnior; a psicóloga da Polícia Científica, Carolina Maranhão; a nutricionista Cibele Picanço e o psiquiatra capitão PM, Mário Koga Júnior. Além das palestras, foram sorteados brindes aos participantes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!