Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS HUMANOS

Governo do Amapá promove ação de cidadania e garante direitos à comunidade trans

Programação celebrou o Dia Nacional da Visibilidade Trans com oferta de serviços sociais, jurídicos e de saúde.

Por José Maria da Silva
30/01/2026 09h02
Comunidade trans compareceu na ação social em busca de atendimentos

Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, o Governo do Amapá realizou uma ação social na sede do Centro de Referência em Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais Amapaenses (AMA-LBTI), no Centro de Macapá. Com o tema “Identidade de Gênero é um Direito Humano”, a iniciativa reuniu diversas secretarias para fortalecer as políticas de igualdade e combate à discriminação.

Simone Alves de Jesus, gerente do Centro AMA-LBTI

“O Estado uniu diversas frentes para atender a este público específico dentro da pauta dos direitos humanos. No AMA LBTI, que foca no atendimento às mulheres trans, nossas assistentes sociais realizam um diagnóstico detalhado para identificar as demandas e encaminhar cada pessoa aos órgãos competentes”, explicou a gerente-geral do centro, Simone Alves de Jesus.

O Centro é o principal equipamento público do Estado voltado ao atendimento de mulheres LBTIs, funcionando como porta de entrada para políticas de proteção e inclusão. Durante a ação, foram oferecidos serviços como vacinação, atendimento médico endocrinológico, orientações psicológicas e suporte jurídico para retificação de nome e gênero.

Programação celebrou o Dia Nacional da Visibilidade Trans com oferta de serviços sociais, jurídicos e de saúde

O juiz Mateus Pavão, da 1ª Vara do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), acompanhou a programação e destacou a integração entre os poderes.

Juiz Mateus Pavão, da 1ª Vara do Tribunal de Justiça do Amapá

“Estamos acompanhando este projeto do Governo do Estado em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, que este ano traz o tema local 'Transcendendo Barreiras'. É um orgulho estar aqui institucionalmente, demonstrando que o Judiciário reconhece a dignidade e os direitos da população trans. Atuamos tanto na esfera cível, assegurando o reconhecimento da personalidade, quanto na penal, garantindo proteção contra crimes de ódio e atos discriminatórios”, pontuou o magistrado.

A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres recebeu a ação “Identidade de Gênero é um Direito Humano”

Atendimentos integrados

O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Superfácil) também participou da ação com a emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e agendamentos para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Coordenadora de Proteção Social da Seas, Irlândia Freiras

Já a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) atuou na identificação de vulnerabilidades por meio do programa Acolher Amapá.

“Trabalhamos na abordagem inicial para identificar fragilidades alimentares, financeiras ou sociais. A partir desse acolhimento, a pessoa é encaminhada para o atendimento específico”, ressaltou a coordenadora de Proteção Social da Seas, Irlândia Freitas.

A Seas atua de forma articulada com outros órgãos, como a Defensoria Pública do Estado (DPE), o Sistema Superfácil e conselhos tutelares, garantindo uma rede de proteção integral.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!