Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral acolhe novos estudantes com tradicional ‘batismo de mangueira’
Cerca de 100 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental passaram pelo rito de passagem que marca o fim da semana de adaptação na escola.
Os estudantes da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, localizada no Bairro Pantanal, em Macapá, passaram pelo tradicional ‘batismo da mangueira’ nesta sexta-feira, 30. O evento encerra a semana de adaptação e emocionou alunos e familiares, simbolizando o início oficial das aulas.
A atividade é uma tradição do Corpo de Bombeiros, que compartilha a gestão da unidade de ensino com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Durante a semana de adaptação, os novos alunos receberam instruções sobre a rotina de uma escola militar, conheceram o regulamento disciplinar e participaram de ações voltadas à inclusão, além de atividades de combate e prevenção ao bullying.
“Temos atualmente nove escolas em gestão compartilhada com instituições militares, e a avaliação tem sido extremamente positiva. Os indicadores educacionais estão acima da média nacional, e essas escolas proporcionam não apenas aprendizagem dos conteúdos didáticos, mas também importantes valores sociais”, destacou Danielle Dias, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed em exercício.
A escola atende atualmente cerca de 800 alunos, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Segundo a diretora da instituição, Major Greyce Pantoja, a matrícula é feita por sorteio entre os interessados, e o batismo celebra também a conquista da vaga.
“Estamos com grandes expectativas para este ano, principalmente porque serão divulgados os novos índices educacionais. Em 2025, avançamos na taxa de aprovação da escola, com recuperações paralelas e diversas medidas pedagógicas. Hoje, alcançamos uma taxa de aprovação próxima de 99%, o que nos deixa confiantes”, explicou a Major Greyce.
Expectativa de ensino
Ana Lourdes Ramos, de 11 anos, foi uma das estudantes que concluíram a semana de adaptação. Ela conta que estudar na Escola Risalva Freitas do Amaral sempre foi um sonho.
“Foi uma semana ótima, todos os professores são muito legais. Estou animada, vou me esforçar bastante para tirar boas notas e fazer novos amigos. Pedi para estudar aqui porque sei que é uma escola boa, então estou muito feliz”, disse Ana.
Para Aline Rosa, de 41 anos, ver o filho José Renato passar pelo batismo de mangueira foi emocionante e representou uma conquista para toda a família.
“Já tenho uma filha que estuda na escola, e o Risalva é um modelo para nós. Uma escola que acolhe e ensina disciplina às crianças. Fiquei emocionada, porque é muito emocionante ver seu filho iniciar a jornada que deseja. Ele pretende seguir para as forças armadas, e aqui já é o começo dessa trajetória”, finalizou Aline.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!