Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Prazo da 2ª etapa do Censo Escolar 2016 termina nesta sexta

Diretores e responsáveis devem informar dados sobre as escolas

Por Redação
16/03/2017 12h36

Gestores que tiverem dúvidas sobre o processo poderão procurar o Centro de Pesquisas Educacionais da Seed

Termina nesta sexta-feira, 17, o prazo para diretores e responsáveis pelas escolas ou pelo sistema on-line Educacenso informarem os dados da segunda etapa do Censo Escolar 2016. As informações deverão ser cadastradas no site http://educacenso.inep.gov.br. Das 392 escolas, somente 195 realizaram o procedimento.

Cerca de 190 escolas estão com processo em aberto, pois em alguns casos o ano letivo ainda não foi encerrado. É necessário que o responsável pelo cadastramento clique no item “Encerramento do ano escolar” na página para que o processo seja concluído com sucesso. O endereço eletrônico explica, ainda, passo a passo do procedimento, bem como oferece orientações na Cartilha da Situação do Aluno.

As escolas que não concluírem o ano letivo até 17 de março de 2017 poderão informar os dados no período de retificação, 3 a 18 abril. A divulgação dos resultados dessa etapa está prevista para o dia 3 de abril. A partir desta data, as escolas terão um prazo de 15 dias para conferência e correção das informações, caso seja necessário.

Os gestores que tiverem dúvidas sobre o processo e queiram auxílio no cadastro das informações poderão procurar o Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em horário comercial.

O gestor da Escola Estadual General Farias Costa, Antônio Carlos Botelho, entende a importância do Censo Escolar para o bom funcionamento da unidade e veio até a capital para realizar o processo. A escola atende mais de 100 alunos nos ensinos Fundamental I e II.

“É fundamental informar o perfil da escola, pois ajuda a conseguirmos recursos e políticas públicas para melhorarmos o ensino. Dessa forma nos sentimos mais seguros para receber a merenda, entre outros benefícios”, pontuou.

A partir das informações coletadas pelo Censo, é possível formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas para a Educação. Com base nos dados, também são definidos os programas governamentais necessários e a destinação de recursos para melhorar a qualidade da aprendizagem. O levantamento serve, ainda, de subsídio para análises e estudos sobre as características da educação básica pública e particular no Brasil.

A ausência do cadastro da escola também inviabiliza avaliações nacionais e internacionais, participação em programas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Mais Educação. As informações do Censo são usadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!