Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALEITAMENTO MATERNO

Governo do Amapá inicia planejamento estratégico para fortalecer o aleitamento materno em 2026

O encontro estabelece o cronograma de treinamentos e a reestruturação da rede de apoio às nutrizes. A prioridade é padronizar protocolos de aconselhamento, assegurando que as equipes estejam aptas a oferecer suporte prático e humanizado.

Por Júnior Nery
04/02/2026 08h45
Governo do Amapá garante apoio integral à segurança de mães e bebês, garantindo a eles apoio ténico e especializado sobre alimentação segura e saudável

Com o objetivo de ampliar a rede de apoio à amamentação e qualificar a assistência neonatal, o Governo do Amapá reuniu, na tarde desta terça-feira, 3, conselheiras e técnicos de saúde no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O encontro marca o início do planejamento das ações integrativas de aleitamento materno para 2026, unindo a atenção básica e a rede hospitalar de média e alta complexidade.

O foco central é a capacitação contínua das equipes e a busca por certificações que elevam o padrão de atendimento no estado. Entre as metas prioritárias está a obtenção do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) para unidades estratégicas, como a Maternidade Bem Nascer, que já cumpre etapas avançadas do processo.

Qualificação e reconhecimento

De acordo com a responsável técnica da Coordenadoria de Aleitamento da Sesa, Darcyneide Dias, a integração entre os diferentes níveis de atenção garante que o bebê, após a alta hospitalar, continue recebendo suporte nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Darcineyde Dias, coordenadora de Aleitamento da Sesa

“Estamos planejando as ações de 2026 com foco nas maternidades, especialmente para a solicitação do título de Hospital Amigo da Criança. A Maternidade Bem Nascer está bem encaminhada e, até o final do ano, queremos oficializar o pedido ao Ministério da Saúde. Além disso, já definimos a primeira capacitação de manejo clínico para o final deste mês na unidade, com aulas teóricas e práticas”, celebrou Darcyneide.

A certificação IHAC é um parâmetro fundamental para o Estado, pois, além de atestar a excelência na assistência, possibilita o aporte de recursos federais específicos para a área materno-infantil.

Rede de cuidado integrada

A estratégia governamental busca criar um "cinturão de proteção" ao aleitamento, abrangendo desde o pré-natal até o acompanhamento pós-parto. Atualmente, mais de 40 conselheiras estaduais atuam como multiplicadoras, levando cursos de aconselhamento e manejo clínico da lactação para hospitais e municípios.

Além da Maternidade Bem Nascer, outras unidades estão no cronograma de fortalecimento:

  • Maternidade Mãe Luzia: renovação e adequação de protocolos para o próximo ano;
  • Hospital de Santana: integração das equipes da ala de maternidade;
  • Hospital da Criança e do Adolescente (HCA): capacitação de equipes para a nova fase da unidade.
Conselheiras se reuniram para traçar o planejamento estratégio estratégico para fortalecer o aleitamento materno em 2026

Comitê estadual

Outro avanço anunciado é a reativação do Comitê Estadual de Amamentação e Alimentação Complementar Saudável. O documento que formaliza o grupo deverá ser enviado para assinatura do governador Clécio Luís após o período do Carnaval. O comitê terá a missão de monitorar indicadores e garantir o avanço das taxas de aleitamento materno exclusivo no Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde