Governo do Amapá celebra 268 anos de Macapá com grande público e fomento à economia local
Com show nacional e valorização dos artistas da terra, programação na Praça da Bandeira transforma cultura em oportunidade de renda extra para empreendedores populares.
A capital amapaense celebrou seus 268 anos com uma programação que reverenciou as raízes locais e ofereceu entretenimento de massa para a população. Na noite de quarta-feira, 4, o ponto alto das festividades ocorreu na Praça da Bandeira, onde a tradição do marabaixo e o fenômeno do arrocha se encontraram em um evento gratuito realizado pelo Governo do Amapá.
A programação contou com um cortejo cultural que exaltou o marabaixo, manifestação símbolo da identidade macapaense, seguido por apresentações de artistas locais que valorizam a produção autoral e também ritmos regionais, como o brega e o forró. O evento também reuniu espaços como a Tenda Literária, feiras de artesanato e empreendedores populares, consolidando as atividades como um polo de fomento à economia criativa durante o aniversário de Macapá.
"Celebrar os 268 anos de Macapá é exaltar a força da nossa gente. Por isso, preparamos essa programação que foi além do entretenimento: ao unirmos marabaixo, talentos regionais e uma atração nacional, geramos um fluxo de milhares de pessoas que beneficia diretamente o pequeno empreendedor, além de movimentar diversos segmentos da cadeia cultural e da economia local”, destacou a secretária de Cultura (Secult), Clicia Vieira Di Miceli.
Além de ser um marco cultural, o evento se consolida como uma vitrine de geração de renda para centenas de empreendedores populares. A grande movimentação de público na Praça da Bandeira criou um cenário ideal para que trabalhadores autônomos e pequenos comerciantes lucrassem com a venda de alimentos e drinks, garantindo um faturamento extra significativo.
"Uma programação como essa atraiu muitas pessoas, e isso refletiu nas minhas vendas de drinks. O clima de festa ajuda muito, o pessoal consome com alegria. Consegui garantir um faturamento excelente, superando o que eu ganharia em um final de semana comum”, disse a empreendedora Alice Dias.
A última noite de celebrações também foi marcada pelo talento e pela energia dos artistas locais, que reafirmaram a força da identidade amapaense no palco da Praça da Bandeira. Com apresentações que percorreram diversos gêneros musicais, os músicos da terra aqueceram o público e demonstraram a qualidade da produção cultural, garantindo o protagonismo dos talentos regionais.
"Para nós, artistas locais, ocupar esse palco na última noite de festa é um reconhecimento fundamental. Eventos dessa magnitude dão visibilidade ao nosso trabalho e fortalecem toda a cadeia cultural da cidade. Macapá merece essa festa que une tradição e modernidade”, disse a cantora Angélica Souza.
Para finalizar, o cantor Pablo subiu ao palco e emocionou o enorme público presente na Praça da Bandeira. O show da "Voz Romântica" foi o ponto alto do encerramento das festividades dos 268 anos de Macapá, levando o melhor do arrocha para a população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!