Em Oiapoque, estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias iniciam ano letivo com semana da integração
Iniciativa conta com entidades parceiras que ofertam diversas atividades nos primeiros dias de aula.
Com o objetivo de transformar o retorno às aulas em um momento de acolhimento e cidadania, a Escola Estadual Duque de Caxias, em Oiapoque, deu início ao ano letivo com sua tradicional Semana Zero. A iniciativa, que mobiliza a comunidade escolar e instituições públicas, proporciona experiências diversas e visa a integração entre estudantes, escola e sociedade.
Desde segunda-feira, 2, os alunos participam de uma série de acolhimentos, palestras e atividades que abordam desde o protagonismo juvenil até saúde e empreendedorismo. Segundo o diretor da unidade, Aldo Pantoja, o projeto surgiu em 2020, quando a gestão da escola era compartilhada com o Exército. Mesmo após o fim da parceria, em 2023, a instituição deu continuidade ao cronograma de integração.
“Nosso objetivo é integrar os estudantes através de palestras e simulações com as forças especiais e instituições, atendendo todos os cerca de 500 alunos que temos aqui, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio”, explica Aldo Pantoja.
A Semana Zero conta com a parceria do Exército Brasileiro, Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Conselho Tutelar, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e das secretarias municipais de Saúde e do Meio Ambiente. A edição deste ano contou, ainda, com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!