Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RURAP

Governo do Amapá fortalece agricultura familiar com apoio às 'Formiguinhas do Oiapoque'

Acompanhadas pelo Rurap, agricultoras da associação recebem orientação técnica diária e benefícios do Programa ATER Mulher, contribuindo para a economia e a segurança alimentar dos amapaenses.

Por Cristiane Mareco
05/02/2026 20h30
Agricultoras da Associação Formiguinhas do Oiapoque recebem orientação técnica do Rurap e alavancam a produção de alimentos

O Governo do Amapá segue fortalecendo a agricultura familiar no município de Oiapoque com ações voltadas ao protagonismo feminino no campo. Atualmente, 85 agricultoras da Associação das Formiguinhas recebem orientação técnica diária dos extensionistas locais do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). Desse total, 37 mulheres são atendidas diretamente pelo Programa ATER Mulher, tendo acesso a políticas públicas que garantem melhores condições de produção, geração de renda e qualidade de vida.

O Programa ATER Mulher é desenvolvido pelo Rurap Oiapoque, em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), e atende agricultoras do Projeto de Assentamento Igarapé Grande, do Projeto de Assentamento Vila Velha do Caciporé e da área periurbana do município de Oiapoque. As 37 mulheres assistidas já receberam a primeira parcela do fomento rural, e parte delas encontra-se em fase de recebimento da segunda parcela, após o avanço no desenvolvimento dos projetos produtivos.

Dentro do programa, as agricultoras se organizaram em três grupos produtivos, que receberam nomes escolhidos por elas mesmas como forma de identidade e fortalecimento coletivo. Em Oiapoque, o grupo é conhecido como Formiguinhas do Oiapoque; no Projeto de Assentamento Igarapé Grande, como Mulheres Unidas do Igarapé Grande; e no Projeto de Assentamento Vila Velha do Caciporé, como Guerreiras do Primeiro do Caciporé.

O trabalho desenvolvido por essas agricultoras é essencial para o crescimento da economia do Amapá. A produção realizada diariamente garante alimento de qualidade à mesa das famílias amapaenses, fortalece a segurança alimentar e movimenta a economia local, demonstrando que a agricultura familiar, liderada por mulheres, é uma base sólida para o desenvolvimento sustentável do Estado.

O diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, destaca que a atuação do Instituto em campo é fundamental para promover desenvolvimento e dignidade às famílias rurais, ressaltando ainda o papel das mulheres como chefes de família.

“O trabalho do Rurap em campo possibilita o crescimento da produção rural e garante dignidade no trabalho. Quando o Estado chega com assistência técnica e políticas públicas, transforma realidades, fortalece a economia e valoriza quem vive da agricultura familiar. Nossa meta é ampliar o espaço das mulheres no mercado, possibilitando independência financeira e tornando-as protagonistas de suas próprias histórias”, afirmou o gestor.

A presidente da Associação das Formiguinhas do Oiapoque, Iracélia Moraes Jardim, relata que o grupo surgiu a partir da necessidade de organização das mulheres, que por muito tempo se sentiram sem apoio e com poucas oportunidades no campo.

“Historicamente, apenas os homens tinham acesso às políticas públicas e aos incentivos, enquanto as mulheres permaneciam invisibilizadas no trabalho agrícola. A criação do grupo foi uma forma de ganhar força, buscar reconhecimento e lutar pelos direitos das mulheres do campo. O Programa ATER Mulher foi fundamental nesse processo, pois possibilitou que as mulheres deixassem de trabalhar de forma invisível e passassem a ser reconhecidas como agricultoras familiares, abrindo portas, fortalecendo o empoderamento feminino e trazendo melhorias reais para a nossa vida”, destacou.

Iracelia Moraes Jardim

O trabalho no campo, segundo as agricultoras, é contínuo e ganhou um novo significado com o apoio do Rurap e o acesso ao Programa ATER Mulher.

Para Cleonildes Silva da Silva, também integrante das Formiguinhas do Oiapoque, o fomento rural representou uma mudança significativa na produção.

“Nossa horta já apresenta excelente qualidade. Esse trabalho é muito importante para nós, porque o alimento que sai da nossa agricultura chega à mesa de todas as famílias, do pequeno ao grande consumidor, do rico ao pobre. Sabemos que a realidade da produção em Oiapoque ainda é desafiadora, principalmente na piscicultura e na horticultura, já que muitos alimentos chegam com preços elevados à população. Por isso, fortalecer a produção local é fundamental. Ao desenvolvermos a nossa agricultura, garantimos alimento mais acessível, fortalecemos a economia local e contribuímos não só para Oiapoque, mas também para outras regiões do Estado, como Macapá”, ressaltou.

Cleonildes Silva da Silva

A chefe local do Rurap em Oiapoque, Emeli Araújo, reforça que o acompanhamento técnico das agricultoras é motivo de aprendizado e orgulho.

“O acompanhamento com as Formiguinhas é um aprendizado diário para todos nós. É uma conquista que orgulha a classe feminina e também os técnicos do Rurap, que acompanham de perto cada avanço dessas mulheres no campo", pontuou.

Com o apoio do Governo do Amapá, as agricultoras de Oiapoque seguem ampliando a produção, fortalecendo a economia local e reafirmando, a cada dia, a importância da mulher rural para o desenvolvimento econômico, social e alimentar do Estado.

O trabalho no campo realizado pelas mulheres fortalece a economia local e assegura a segurança alimentar

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!