Governo do Estado inicia 'Maratonando Municípios' em Vitória do Jari, no Sul do Amapá
A atividade integra o projeto-piloto de visitas técnicas às obras nos 16 municípios e reforça o compromisso da gestão com a transparência e a ampliação dos serviços públicos.
Dando continuidade ao projeto "Maratona de Obras" do Governo do Estado, iniciou-se neste domingo, 8, o tour técnico por obras em execução e concluídas do projeto-piloto "Maratonando Municípios" em Vitória do Jari, no Sul do estado, distante cerca de 260 km da capital.
A primeira parada técnica ocorreu na obra da Escola Estadual Luiz Gonzaga da Silva Neto, localizada na Avenida 8 de Setembro, no bairro Caulin. A unidade segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação responsável por financiar e executar políticas educacionais em todo o Brasil.
"É uma obra muito importante porque é uma escola gigante: doze salas, refeitório, quadra coberta, biblioteca — tudo o que é necessário para uma unidade de ensino. Estamos maratonando obras e municípios aqui em Vitória do Jari, mostrando mais uma entrega em parceria com a prefeitura", destacou o governador Clécio Luís.
Durante a visita, o governador assinou um convênio com a prefeitura para o aporte de R$ 1,4 milhão, executado por meio da Secretaria de Estado das Cidades (SDC), somado aos recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 4,8 milhões. O montante assegura a finalização da escola e amplia a oferta de educação de qualidade na região.
Participaram do ato de assinatura o prefeito de Vitória do Jari, Ary Duarte; a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Alliny Serrão; o deputado estadual Rayfran Beirão; o secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos; além de trabalhadores da obra e representantes da comunidade local.
O prefeito Ary Duarte ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a educação e com o desenvolvimento do município.
"Estamos agradecidos por todo o suporte, porque o governador Clécio está honrando os compromissos assumidos. É mais qualidade de vida, acessibilidade e mobilidade para os moradores com investimentos em educação, esporte, saúde e infraestrutura. Sempre que necessitamos de suporte, como em enchentes ou incêndios com ajuda humanitária, o Governo se fez presente", agradeceu o gestor.
Com capacidade para atender 1,2 mil alunos, a escola contará com 12 salas de aula. O encarregado geral Alberto Ferreira Lourenço, de 54 anos, que atua na obra desde o início, expressou a importância da unidade para o município.
"Será um marco para a região. Pelo seu porte e estrutura moderna, vai trazer melhorias reais para os alunos. Sou muito grato por fazer parte desse projeto", destacou o profissional.
Morador da região, o vigilante Leandro Júnior, de 27 anos, também celebrou os investimentos. "É um sentimento de gratidão ver que o governador está trazendo tantos benefícios para o Vale do Jari, principalmente para as crianças. Esta escola vai agregar muito ao ensino, além das pontes e do asfalto que dão mais dignidade para todos", ressaltou.
Outra unidade que recebeu a visita técnica foi a Escola Estadual Manguba do Jari. Reinaugurada em abril após reforma e modernização, a unidade é a 20ª escola revitalizada pela gestão e a única do município a oferecer ensino em tempo integral.
Maratonando Municípios
É uma iniciativa do Governo do Amapá que reúne uma série de agendas intensivas com entregas, visitas técnicas e anúncios de novos investimentos em todo o estado. Após uma sequência de ações em Macapá, com foco em obras estruturantes, concursos públicos e avanços na educação, o programa chega agora aos municípios, começando pelo sul do Amapá, levando presença governamental, diálogo direto e respostas concretas às demandas da população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!