Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMAPÁ MAIS SEGURO

‘É crescimento pessoal e maior compromisso com a sociedade’, diz participante de curso para aperfeiçoamento de oficiais da Polícia Militar

Capitão Francilene passa pela capacitação pré-requisito para o posto de Major. Desde 2023, mais de 2,2 mil militares foram promovidos pelo Governo do Estado.

Por Cláudio Morais
09/02/2026 17h30
Cap. Francilene durante a aula inaugural do Caoe

Com 23 anos de dedicação à segurança pública, nas fileiras da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), a capitão Francilene Carvalho considera a qualificação contínua dos militares fator essencial para a excelência do serviço prestado à população. Ela faz parte dos 49 participantes dos cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais do Estado-Maior (CAO) e Especialistas (Caoe), que iniciaram nesta segunda-feira, 9.

“Esse curso representa mais um passo em direção a esse aprimoramento, intrínseco à profissão policial militar, além de crescimento pessoal e maior compromisso com a instituição e com a sociedade a qual servimos”, ressaltou Francilene.

Durante os cursos, serão ministradas disciplinas próprias para as funções de comando, como planejamento de operações e policiamento em grandes eventos, gestão de processos e de pessoal, direitos humanos e polícia judiciária militar. São capacitações recorrentes da tropa que integram o plano estratégico da gestão Clécio para todo o sistema de segurança pública e defesa social.

“São cursos que ocorrem sempre com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento da tropa para a comunidade. A duração aproximada é de três meses e tem fundamental importância para a carreira, pois marcam a passagem do oficialato intermediário para o superior”, destacou o comandante-geral em exercício, Coronel Carlos Augusto.

Comandante-Geral da PM-AP em exercício, Coronel Carlos Augusto

Ascensão na carreira

Os cursos de aperfeiçoamento tanto para oficiais de Estado-Maior quanto Especialistas são pré-requisitos para a promoção dos capitães ao posto de major e, a partir disso, assumirem funções de comando e direção na Polícia Militar. O secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Cézar Vieira, destaca que desde 2023, mais de 2,2 mil militares foram promovidos pelo Governo do Estado.

Desde 2023, mais de 2,2 mil militares foram promovidos pelo Governo do Estado

“Cada um desses oficiais, que integram a Segurança Pública, se mantém firmes no propósito de manter seguras as famílias do Amapá. Essa evolução do conhecimento, por eles, faz parte do planejamento estratégico para entregarmos resultados cada vez mais eficientes na defesa da sociedade”, concluiu o gestor da Sejusp.

Secretário de Justiça e Segurança Pública, Cézar Vieira

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!