Uma Ponte de Sonhos: Unidos do Buritizal celebra a irmandade entre Amapá e Guiana Francesa no Carnaval 2026
Terceira escola a cruzar a passarela, a escola "Azul e Branco" abriu o desfile do Grupo Especial em um espetáculo transfronteiriço.
A noite do Grupo Especial começou em grande estilo na avenida Ivaldo Veras com a entrada da Unidos do Buritizal, escola que conquistou o acesso no ano passado e, em 2026, teve a responsabilidade de abrir os desfiles da elite do carnaval amapaense.
Com segurança, organização e apoio do Governo do Estado do Amapá, a agremiação empolgou o público logo nos primeiros minutos de apresentação.
Com o enredo “Transfronteira de Sonhos, Bem-vindo à Guiana Francesa!”, a escola propôs uma viagem cultural pela relação histórica, social e simbólica entre o Amapá e o território vizinho. A narrativa destacou costumes, tradições e a diversidade que unem os povos para além das fronteiras geográficas, reforçando os laços construídos ao longo dos anos.
O grande destaque da noite foi a comissão de frente, que surpreendeu o público com um cenário impactante: uma piscina com cerca de 1.000 litros de água, utilizada como elemento central da coreografia. A água foi lançada na avenida e também interagiu com os foliões, criando um efeito visual e sensorial que arrancou aplausos das arquibancadas.
O coreógrafo Jacson Freire explicou o conceito apresentado na abertura do desfile.
“A Comissão de Frente da Unidos do Buritizal prestou hoje uma homenagem à Guiana Francesa. Apresentamos uma narrativa que retrata a travessia histórica de viajantes e imigrantes em busca de novos sonhos, utilizando a água como elemento central. Contamos a história da profunda relação desse povo com a água, explorando-a como meio de travessia. Por meio de uma linguagem lúdica e elementos gráficos, como a água e seres místicos aquáticos, homenageamos o rio Oiapoque, que representa a grande travessia, separando e unindo os povos do Amapá e da Guiana Francesa”, destacou.
A referência ao rio Oiapoque reforçou o simbolismo da integração cultural, ponto central do enredo que guiou alas e alegorias ao longo da avenida.
Para o vice-presidente da escola, Marcinho Supliê, o momento representa a consolidação de um trabalho coletivo.
“A Buritizal se apresenta, acima de tudo, com humildade, para celebrar o carnaval e abrilhantar a avenida. Este espetáculo é dedicado a todos os nossos torcedores que amam essa escola”, afirmou.
Abrindo o Grupo Especial com energia e inovação, a Unidos do Buritizal mostrou que chegou para marcar seu espaço na elite do carnaval, transformando a avenida Ivaldo Veras em um palco de sonhos, cultura e integração entre povos.
Confira as escolas que ainda desfilam nesta sexta-feira, 13:
- 1h25 - Maracatu da Favela;
- 3h - Boêmios do Laguinho.
Confira as escolas que desfilam neste sábado, 14:
- 20h - Império Solidariedade;
- 21h25 - Império da Zona Norte;
- 22h50 - Império do Povo;
- 0h25 - Piratas da Batucada;
- 2h - Piratas Estilizados.
Apuração e Resultado Final
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá ocorrerá na Quarta-feira de Cinzas, dia 18 de fevereiro, a partir das 14h, no Sambódromo de Macapá.
O rito de leitura das notas seguirá a seguinte ordem:
Grupo de Acesso
A disputa para ascender à elite do Carnaval amapaense contará com a apuração das seguintes agremiações:
- Cidade de Macapá;
- Emissários da Cegonha;
- Império da Zona Norte;
- Solidariedade.
Grupo Especial
Logo após, será revelada a campeã do Carnaval 2026 entre as gigantes do estado:
- Boêmios do Laguinho;
- Império do Povo;
- Maracatu da Favela;
- Unidos do Buritizal;
- Piratas da Batucada;
- Piratas Estilizados.
Quesitos julgados
Os jurados vão dar notas de 1 a 10 para enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.
Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico
O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.
Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.
Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.
Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!