Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2026

'A vida é feita de oportunidades, então a gente tem que aproveitar', diz crocheteira sobre expectativas de vendas para o período do Carnaval 

Rosicleia de Oliveira Silva Figueiredo, de 56 anos, aposta nessa época para fazer uma renda extra com a moda handmade (feita à mão) em crochê, tendência nesse período do ano.

Por Alice Palmerim
11/02/2026 20h20
Rosicleia de Oliveira Silva Figueiredo está com boas expectativas para o período carnavalesco

O maior Carnaval da Amazônia, promovido pelo Governo do Estado, evidencia o potencial da economia criativa. Com a aproximação da programação da “Folia de Rei”, cresce a procura por itens feitos à mão. A chamada moda handmade em crochê ganha destaque por unir tradição, criatividade e sustentabilidade.

A dona de casa e crocheteira Rosicleia de Oliveira Silva Figueiredo, de 56 anos, natural do Maranhão e residente em Macapá há mais de 50 anos, aprendeu a técnica ainda menina, com as tias e a avó. Ela afirma que é uma prática muito prazerosa e rentável, principalmente nesse período. As peças produzidas manualmente variam de 80 a 420 reais.

As peças variam de 80 a 420 reais

“Aprendi a fazer crochê com as minhas tias e me inspirando também na minha avó. Naquela época, não tinha como comprar material, então usava raio de bicicleta para produzir as primeiras peças, primeiro em tricô e depois em crochê. No período de Carnaval, a procura aumenta bastante. Consigo fazer uma renda extra de até mil reais. Desde novembro, recebo muitas encomendas e, de lá para cá, sem dúvidas, as expectativas são as melhores. A vida é feita de oportunidades, então a gente tem que aproveitar, porque as crocheteiras estão sendo mais valorizadas agora devido às redes sociais”, afirmou a profissional.

O empreendimento está localizado no Bairro do Perpétuo Socorro

Cenário favorável

No Amapá, o conceito de economia criativa, impulsionado principalmente pelos grandes eventos da gestão, como o Réveillon da Amazônia, o Carnaval no Meio do Mundo, a Expofeira do Amapá e o Encontro dos Tambores, entre outros, cresce em um cenário favorável, gerando renda e oportunidades no comércio, no turismo, nos serviços e no empreendedorismo local.

Carnaval 2026: evento promovido pelo Governo do Estado aquece a economia local

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura