Entre o calor e o risco de chuva, desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo de Macapá exigem preparo do público
Enquanto a sexta-feira, 13, promete instabilidades na abertura, o sábado deve ser marcado pelo mormaço e ventos do Rio Amazonas; confira a previsão detalhada para cada noite.
Para quem planeja acompanhar os desfiles das escolas de samba de Macapá neste fim de semana, o cenário meteorológico exige atenção. A previsão para o Sambódromo indica uma combinação de calor abafado e risco de chuvas típicas desta época do ano, concentradas principalmente nas madrugadas.
Sexta-feira: abertura sob alta umidade
A primeira noite de desfiles começa com os termômetros na casa dos 25°C a partir das 21h. No entanto, a sensação térmica deve ser superior, impulsionada pela umidade relativa do ar, que pode atingir 90%.
O público e os brincantes devem se preparar para instabilidades, há previsão de pancadas de chuva isoladas entre 22h e 1h. Já na madrugada de sábado, 14, durante o encerramento das apresentações, a temperatura deve cair para 23°C, mantendo o céu nublado e o clima úmido.
Sábado: noite de mormaço e ventos do Rio Amazonas
A segunda noite de festa promete ser mais estável, embora o mormaço continue sendo o protagonista. Os desfiles começam com 26°C e devem apresentar pouca variação térmica ao longo da madrugada.
A boa notícia para as agremiações, que monitoram o impacto da chuva nas fantasias e alegorias, é que a probabilidade de precipitação é menor, em torno de 20%, com chances concentradas apenas no fim da madrugada. Além disso, a brisa leve vinda do Rio Amazonas deve atuar como refresco natural para os foliões nas arquibancadas.
“Os modelos climáticos atuais indicam boas condições para os desfiles das escolas de samba em Macapá. Na sexta-feira, a previsão aponta chuvas isoladas e de baixa intensidade apenas entre a tarde e o início da noite. Já no sábado, o cenário exige mais atenção: embora as chuvas devam se concentrar pela manhã e no final da tarde, há possibilidade de precipitações durante a madrugada que, mesmo sem grande intensidade, podem impactar o andamento dos desfiles”, alertou o meteorologista Jefferson Vilhena.
Recomendações
Para garantir conforto durante a maratona de samba, recomenda-se o uso de roupas leves e hidratação constante, devido ao clima abafado. Capas de chuva são itens indispensáveis para quem não quer perder nenhum detalhe caso as águas de fevereiro apareçam na avenida.
Programação
Sexta-feira, 13
Embaixada de Samba – 21h
Emissários da Cegonha – 22h25
Unidos do Buritizal – 23h50
Maracatu da Favela – 1h25
Boêmios do Laguinho – 3h
Sábado, 14
Solidariedade – 20h
Império da Zona Norte – 21h25
Império do Povo – 22h50
Piratas da Batucada – 0h25
Piratas Estilizados – 2h
O Governo do Estado anunciou que, neste ano, o acesso às arquibancadas do Sambódromo será gratuito.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!