Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2026

Entre o calor e o risco de chuva, desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo de Macapá exigem preparo do público

Enquanto a sexta-feira, 13, promete instabilidades na abertura, o sábado deve ser marcado pelo mormaço e ventos do Rio Amazonas; confira a previsão detalhada para cada noite.

Por Weverton Façanha
11/02/2026 19h40
Calor abafado e previsão de pancadas de chuva nas madrugadas no Sambódromo

Para quem planeja acompanhar os desfiles das escolas de samba de Macapá neste fim de semana, o cenário meteorológico exige atenção. A previsão para o Sambódromo indica uma combinação de calor abafado e risco de chuvas típicas desta época do ano, concentradas principalmente nas madrugadas.

Sexta-feira: abertura sob alta umidade
A primeira noite de desfiles começa com os termômetros na casa dos 25°C a partir das 21h. No entanto, a sensação térmica deve ser superior, impulsionada pela umidade relativa do ar, que pode atingir 90%.

O público e os brincantes devem se preparar para instabilidades, há previsão de pancadas de chuva isoladas entre 22h e 1h. Já na madrugada de sábado, 14, durante o encerramento das apresentações, a temperatura deve cair para 23°C, mantendo o céu nublado e o clima úmido.

Sem chuva, espetáculo ganha ainda mais brilho na avenida

Sábado: noite de mormaço e ventos do Rio Amazonas
A segunda noite de festa promete ser mais estável, embora o mormaço continue sendo o protagonista. Os desfiles começam com 26°C e devem apresentar pouca variação térmica ao longo da madrugada.

A boa notícia para as agremiações, que monitoram o impacto da chuva nas fantasias e alegorias, é que a probabilidade de precipitação é menor, em torno de 20%, com chances concentradas apenas no fim da madrugada. Além disso, a brisa leve vinda do Rio Amazonas deve atuar como refresco natural para os foliões nas arquibancadas.

Noites de mormaço e risco de chuvas típicas marcam o Carnaval de Macapá

“Os modelos climáticos atuais indicam boas condições para os desfiles das escolas de samba em Macapá. Na sexta-feira, a previsão aponta chuvas isoladas e de baixa intensidade apenas entre a tarde e o início da noite. Já no sábado, o cenário exige mais atenção: embora as chuvas devam se concentrar pela manhã e no final da tarde, há possibilidade de precipitações durante a madrugada que, mesmo sem grande intensidade, podem impactar o andamento dos desfiles”, alertou o meteorologista Jefferson Vilhena.

Recomendações
Para garantir conforto durante a maratona de samba, recomenda-se o uso de roupas leves e hidratação constante, devido ao clima abafado. Capas de chuva são itens indispensáveis para quem não quer perder nenhum detalhe caso as águas de fevereiro apareçam na avenida.

Prepare a capa: calor e pancadas isoladas podem marcar os desfiles

Programação
Sexta-feira, 13
Embaixada de Samba – 21h
Emissários da Cegonha – 22h25
Unidos do Buritizal – 23h50
Maracatu da Favela – 1h25
Boêmios do Laguinho – 3h

Sábado, 14
Solidariedade – 20h
Império da Zona Norte – 21h25
Império do Povo – 22h50
Piratas da Batucada – 0h25
Piratas Estilizados – 2h

O Governo do Estado anunciou que, neste ano, o acesso às arquibancadas do Sambódromo será gratuito.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura