Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA

Governo do Amapá entrega kits pedagógicos a professores do Ensino Modular e amplia suporte a 650 docentes

Programa “Educação que Transforma” fortalece a atuação de docentes que percorrem comunidades distantes e atendem mais de 3,6 mil alunos em 71 unidades escolares de 13 municípios.

Por Marcio Bezerra
12/02/2026 08h31
Professores do ensino modular recebem apoio do Governo do Amapá para fortalecer as atividades pedagógicas

Dando continuidade às ações de valorização e apoio à educação, o Governo do Amapá executou mais uma etapa do programa "Educação que Transforma". Professores do Sistema Organizacional Modular de Ensino (Some) receberam, nesta quarta-feira, 11, kits pedagógicos completos para auxiliar as atividades letivas nas localidades mais remotas do estado.

O encontro, realizado no auditório do Museu Sacaca, em Macapá, reuniu centenas de educadores em um momento de acolhimento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Secretário de Estado da Educação do Amapá, Paulo Lemos

Ao destacar a importância da iniciativa, o gestor da Seed, Paulo Lemos, ressaltou o papel estratégico do ensino modular.

"O sistema modular é essencial para chegar onde o ensino regular não alcança. Esses professores atuam há décadas e são fundamentais para garantir o direito à educação nas áreas mais isoladas do Amapá", afirmou o gestor.

O evento foi marcado pelo clima de reencontro e reconhecimento. Muitos dos profissionais presentes passam até 50 dias em comunidades ribeirinhas, aldeias e regiões de difícil acesso antes de retornarem para o planejamento de um novo ciclo.

Cada professor do ensino modular recebeu um kit pedagógico completo para auxiliar nas atividades nas localidades atendidas

Infraestrutura e Logística

O secretário também pontuou que as novas escolas entregues pela gestão estadual já contam com alojamentos estruturados para receber os docentes do Some e do Atendimento Educacional Especializado (Somei). Ele citou a comunidade de Jarilândia, no Vale do Jari, como exemplo de unidade que será inaugurada com alojamentos modernos.

Além dos kits, o Governo anunciou a garantia de combustível para escolas e alojamentos que dependem de geradores de energia.

"Antes, os professores faziam cotas para garantir iluminação. Agora, o Estado disponibilizará o combustível mensalmente, garantindo dignidade e melhores condições de trabalho", reforçou Lemos.

Alcance do Programa

Secretária adjunta de Apoio à Gestão da Seed, Francisca Oliveira

A secretária adjunta de Apoio à Gestão da Seed, Francisca Oliveira, informou que a entrega integra uma política permanente de valorização profissional. Ao todo, 650 professores estão sendo contemplados, impactando diretamente 3,6 mil alunos distribuídos em 71 escolas de 13 municípios.

"Garantimos condições materiais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Além dos kits, asseguramos o fornecimento de combustível para as 17 escolas que utilizam geradores neste momento", explicou a secretária.

Dinâmica do Modular Mais

A secretária adjunta de Políticas Educacionais, Danielle Dias, detalhou o funcionamento da modalidade. O projeto Modular Mais conta com mais de 600 professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Cada docente permanece cerca de 50 dias em cada localidade, realizando quatro etapas ("entradas") ao longo do ano.

“Esse kit faz parte do programa Educação que Transforma, dentro do projeto Modular Mais. É uma forma de garantir que o professor tenha recursos para desenvolver sua prática pedagógica, principalmente em locais onde o acesso a materiais é mais difícil”, destacou.

Secretária adjunta de Políticas Públicas, Danielle Dias

Vivência e Reconhecimento

Professor de Matemática do ensino modular, Ramon Brito

Para o professor de Matemática Ramon Brito, a experiência no ensino modular é definida pela troca cultural.

"A cada módulo, levamos conhecimento, mas trazemos muita experiência de vida. É uma troca forte que nos faz crescer como profissionais e pessoas", relatou o professor Brito.

A professora de Língua Portuguesa Sinara Oliveira destacou que o material supre uma demanda histórica da categoria.

"Trabalhamos em constante adaptação nos interiores. Esse kit é um anseio antigo que agora é atendido, impactando positivamente o nosso fazer pedagógico", finalizou.

Professora de Língua Portuguesa, Sinara Oliveira

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação