Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO

Governo do Amapá reúne secretários municipais de educação para pactuar metas do Programa Criança Alfabetizada neste ao letivo

Encontro ainda tratou sobre monitoramento de gestão administrativa e financeira das ações nos municípios.

Por Joyce Batista
12/02/2026 12h25
Evento abre atividades de 2026 do Programa Criança Alfabetizada

O Governo do Amapá realizou o primeiro encontro do comitê do Programa Criança Alfabetizada, formado por gestores e técnicos da Secretaria Estadual da Educação (Seed) e de membros da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 12, em Macapá, com o objetivo de pactuar metas para o ano letivo de 2026 e estabelecer o monitoramento de gestão da iniciativa.

Paulo Lemos, secretário de Estado da Educação

“Agradeço a presenta dos secretários municipais e que essa reunião possa ser um sucesso, alavancando este ano letivo. Estamos comemorando e reconhecendo os avanços alcançados, mas, acima de tudo, tendo a perspectiva de que a gente vai avançar muito mais ao longo de 2026”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos.

Durante o evento, o comitê acordou questões como o acompanhamento do progresso dos índices educacionais, a supervisão dos cronogramas de formação continuada e o planejamento e execução dos recursos compartilhados. Além disso, houve a definição de calendário unificado para ações educacionais do programa, prestação de contas, atualizações e metas do Plano Estadual de Educação (PEE), entre outros assuntos.

Débora Vale, coordenadora do Programa Criança Alfabetizada

“No geral, estamos alinhando as ações de 2026 com relação ao regime de colaboração, tanto no eixo pedagógico como no eixo administrativo, tratando das questões de formação dos professores, avaliações, material didático, prestação de conta e investimento na alfabetização, além de pautar municipalização, verbas para este ano, e ainda sessão de prédios e materiais para os municípios”, explica a coordenadora do Programa Criança Alfabetizada, Débora Vale.

O evento contou ainda com o reconhecimento e certificação aos municípios que cumpriram metas educacionais em 2025, e conquistaram selos ouro, prata e bronze. Para o secretário de Educação do município de Porto Grande, Cleidisom Soares, um dos gestores que receberam a certificação, esse alinhamento é de suma importância para o alcance dos índices.

Cleidisom Soares, secretário de Educação do município de Porto Grande

“Estamos aqui hoje para a melhoria da qualidade da educação dos nossos alunos, nós estamos com esses avanços, com essas parcerias, essa união, avançando na alfabetização dos nossos alunos na idade certa. Hoje nós temos resultados de municípios que estão avançando muito e outros que ainda estão caminhando, mas também estão avançando, cada um no seu ritmo. Esse regime de colaboração é muito importante, é fundamental para que a gente avance na educação dentro do território do estado”, conta Cleidisom Soares.

Segundo a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Sandra Casimiro, este é só o início das atividades do Criança Alfabetizada neste ano. Ao longo de todo o ano, o programa realiza formações, avaliações e atividades educacionais voltadas para alfabetização na idade certa.

Sandra Casimiro, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed

“É um evento altamente importante. O Governo do Estado contribui fortemente na parte de capacitação, com bolsas e material didático para os municípios, mas nesta reunião teremos também a pauta do Plano Estadual de Educação, com trabalhos a partir do mês de maço. A nossa orientação é fortalecer cada vez mais o regime de colaboração à paridade das decisões, das políticas públicas, em especial as políticas públicas para a primeira infância”, finaliza, Casimiro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação